Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Petrobras terá prejuízo se importar diesel com metodologia do governo

Entre os participantes, a posição unânime é de que a metodologia proposta pela ANP gera um preço inferior ao de importação

Petrobras terá prejuízo se importar diesel com metodologia do governo
Notícias ao Minuto Brasil

05:41 - 18/08/18 por Estadao Conteudo

Economia Estatal

Gerente de Marketing e Comercialização da Petrobras, Guilherme França afirmou que não vê racionalidade econômica na metodologia de cálculo do preço de referência proposto pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para balizar o programa de subvenção do óleo diesel.

"Na região Sudeste e Centro-Oeste, a situação é mais grave ainda. Tenho dúvida se teria autorização da diretoria para importar com risco de prejuízo", afirmou França, em audiência pública da agência reguladora para recolher opinião do mercado sobre a metodologia proposta.

Entre os participantes, a posição unânime é de que a metodologia proposta pela ANP gera um preço inferior ao de importação, o que inibe as empresas a trazer o produto de fora. Com isso, há um risco de desabastecimento do mercado interno, porque as refinarias da estatal não são capazes de atender toda demanda, segundo França.

Também presente à audiência, o presidente da Abicom, Sérgio Araújo, representante das empresas importadoras disse ainda que a fórmula proposta pela ANP sinaliza aos investidores que não vale a pena entrar no mercado nacional.

"Nenhum investidor tem segurança de colocar dinheiro nessa condição. Essa proposta pode condenar o Brasil a parar de crescer", disse Araújo. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório