Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Esport é esporte? Qual a definição dos principais dicionários sobre o tema

A ministra Ana Moser disse que eSports não podem ser considerados esportes

Esport é esporte? Qual a definição dos principais dicionários sobre o tema
Notícias ao Minuto Brasil

22:15 - 11/01/23 por Estadao Conteudo

Esporte Impasse

As declarações da ministra do Esporte, Ana Moser, de que eSports não podem ser considerados esportes, mas, sim, parte da indústria de entretenimento, irritou a comunidade gamer, na última terça-feira. Ela comparou a preparação de um gamer a de um cantor, como Ivete Sangalo, para um show.

"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. O que você fez foi se divertir, você não praticou esportes. 'O pessoal treina para fazer'. Sim, treina, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é uma atleta da música. Ela é uma artista que trabalha com entretenimento", afirmou a ministra em entrevista ao UOL.

DEFINIÇÃO DE ESPORTE

A definição de "esporte" no dicionário Michaelis, como substantivo masculino, diz que a palavra é considerada "prática metódica de exercícios físicos visando o lazer e o condicionamento do corpo e da saúde; desporte, desporto. O conjunto das atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe; desporte, desporto. Cada uma dessas atividades; desporte, desporto. Atividade de lazer ou de divertimento; hobby, passatempo".

O dicionário Aurélio, na edição de 2008, diz que "esporte" significa o "conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipe; desporte, desporto. Qualquer deles. Entretenimento".

MUNDO DO ESPORTS REAGE

Nas redes sociais, gamers e streamers criticaram a declaração da ministra do Esporte. Uma das principais divergências quanto ao ponto de vista de Ana Moser se dá sobre a capacidade dos eSports em transformar vidas, assim como os esportes convencionais.

"A parte boa disso é que a gente nunca precisou nem vai precisar dessa galera para dizer se é ou não esporte", afirmou Gaules, uma das principais vozes dos eSports no País, em uma live na Twitch.

"Compreendo a dificuldade das pessoas em entender a nova geração. Muita coisa mudou para o esporte eletrônico de 10 anos para cá, tudo é muito recente, faz sentido demorar a digerir, mas, não podemos confundir esporte com entretenimento. Um artista treina sim para fazer um show, uma apresentação, mas não podemos comparar esse treino, com o que temos dentro de uma equipe profissional de eSports", afirma Sacy, jogador de Valorant.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório