Quando mediu forças com o América-MG na Copa do Brasil, o Internacional vinha em má fase. A derrota para o time mineiro por 2 a 0 no jogo de ida foi, na época, a terceira da série de cinco jogos negativos. Na volta, no Beira-Rio, o time de Mano Menezes até venceu por 3 a 1, mas acabou eliminado nos pênaltis, pelo placar de 5 a 4. O treinador chegou a ter o cargo ameaçado.
Desde do último jogo entre eles, foram quatro jogos na temporada, com dois empates e duas vitórias, a última no Paraná sobre o Coritiba, por 1 a 0, deixando a clube colorado em oitavo lugar, com 17 pontos. A distância para o G-4 é de dois pontos, para entrar no grupo dos quatro primeiros, terá que secar tanto o Flamengo (4º), quanto o Atlético-MG (5º), São Paulo (6º) e Fluminense (7º).
O América-MG vai enfrentar o Corinthians nas quartas de finais da Copa do Brasil, mas nos últimos quatro jogos na temporada, foram duas vitórias, um empate e uma derrota para o Grêmio por 3 a 1 na última rodada. O time ocupa a 18ª colocação, com oito pontos e mesmo que ganhe, não conseguirá sair da zona de rebaixamento, uma vez que o Cuiabá, 16º, soma 12 pontos.
O técnico Mano Menezes não terá o zagueiro Mercado, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, terá a volta de Moledo, que cumpriu suspensão contra o Coritiba. O defensor deve formar dupla com Nico Hernández, uma vez que estará suspenso na Libertadores na próxima quarta-feira. A partida contra o Independiente de Mellin-COL é decisiva para a classificação do time gaúcho, que ainda deve preservar Bustos, Renê, Vitão, Alan Patrick e Luiz Adriano.
Quem também deve ser preservado, também visando a partida decisiva, é o atacante Wanderson. O atacante está com um trauma no pé direito e deve ser poupado. O treinador falou sobre a situação do camisa 11: "Sobre o Wanderson atuar no domingo, isso só não vai acontecer se significar um risco grande para quarta-feira. O jogo de quarta é uma decisão. O jogo de domingo é importante, mas é um dos 38 jogos que temos no Brasileirão."
No time mineiro, o técnico Vagner Mancini não terá o zagueiro Éder. Após reforçar o elenco na volta da Data Fifa, o zagueiro levou o segundo amarelo e acabou expulso contra o Grêmio, ainda no primeiro tempo, quando estava vencendo por 1 a 0. Wanderson, provável substituto, irá formar a dupla com Iago Maidana.
Outra dúvida do técnico é no meio de campo, com Emmanuel Martínez e Benítez disputando a vaga. No duelo contra o Grêmio, o escolhido foi Martínez. Mancini sabe que irá enfrentar um outro Internacional, diferente daquele eliminado na Copa do Brasil. "Do outro lado, tem um Internacional que não deve ser o mesmo Internacional que nos enfrentou na Copa do Brasil. Certamente, o Mano vem analisando a nossa equipe e vai dificultar ao máximo. Mais um jogo onde a estratégia vai ser determinante", disse Mancini.