Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fortaleza defende vantagem contra o América-MG por vaga inédita às semifinais da Sul-Americana

Fortaleza recebe o América-MG diante de sua torcida, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Mais de 55 mil torcedores já tinham confirmado presença até a tarde de quarta-feira

Fortaleza defende vantagem contra o América-MG por vaga inédita às semifinais da Sul-Americana
Notícias ao Minuto Brasil

10:24 - 31/08/23 por Estadao Conteudo

Esporte Sul-Americana

O único confronto brasileiro nas quartas de final da Copa Sul-Americana chegará ao fim nesta quinta-feira, a partir das 19h, definindo um semifinalista inédito na competição. Após construir uma boa vantagem no primeiro jogo, o Fortaleza recebe o América-MG diante de sua torcida, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Mais de 55 mil torcedores já tinham confirmado presença até a tarde de quarta-feira.

Mesmo jogando em Belo Horizonte (MG), o Fortaleza venceu por 3 a 1, com gols de Guilherme (2) e Pochettino, enquanto Mastriani descontou. Com o placar elástico, o time cearense pode perder por até um gol de diferença para avançar. O América precisa vencer por dois gols para levar a disputa aos pênaltis ou a partir de três para se classificar no tempo normal.

Quem avançar encara o Corinthians nas semifinais. O time paulista eliminou o Estudiantes, da Argentina, nos pênaltis. Com o chaveamento, ao menos um brasileiro estará presente na final. Também nesta quinta-feira, às 19h, São Paulo e LDU, do Equador, se enfrentam no Morumbi. Os equatorianos venceram o jogo de ida por 2 a 1.

Não é só na Sul-Americana que o Fortaleza está bem. Mesmo dividindo a atenção, conseguiu três vitórias consecutivas no Brasileirão: contra o Santos, por 4 a 0, Internacional, por 1 a 0, e Coritiba, por 3 a 1. Com isso, saltou para 32 pontos, em oitavo lugar.

Esta é apenas a segunda participação do Fortaleza na competição. Em 2020, foi eliminado na primeira fase pelo Independiente, da Argentina. O placar agregado terminou empatado por 2 a 2, mas o gol fora de casa ainda era utilizado como critério de desempate naquela edição.

O técnico Juan Pablo Vojvoda fez mudanças na partida contra o Coritiba, mas deve voltar a escalar a base da escalação que venceu o jogo de ida. Entretanto, não poderá contar com o volante Caio Alexandre, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Pedro Augusto e Lucas Sasha devem brigar pela vaga, embora Vinícius Zanocelo também seja opção.

A expectativa fica por conta do atacante Machuca, que sofreu uma entorse no tornozelo e ficou fora da primeira partida. Ele se recuperou e foi relacionado contra o Coritiba, mas não entrou em campo. Calebe, Hércules e Pedro Rocha seguem no departamento médico.

Vojvoda destacou a importância do primeiro resultado, mas quer o time focado apenas na partida de volta. "Temos um compromisso importante. Demos um primeiro passo em relação ao América-MG, mas ainda temos que jogar uma partida. Temos que colocar nosso foco nela e fazer um bom jogo, de forma inteligente. É importante sempre focar nossa energia na partida seguinte."

O América, que realiza sua primeira participação na Sul-Americana, não está em um bom momento na temporada. A derrota para o Fortaleza no primeiro jogo foi a terceira seguida no ano, chegando a oito jogos sem vencer.

Entretanto, o time reagiu no último fim de semana ao fazer 2 a 1 no São Paulo pelo Brasileirão. Com o resultado, chegou a 13 pontos, ainda na lanterna (20º), mas com um jogo a menos, diante do Vasco, 18º com 16 pontos. Com esta vitória, fica o mistério se o técnico Fábián Bustos manterá as mudanças feitas em relação ao primeiro jogo. Diante do São Paulo, o América jogou com três zagueiros, com as entradas de Iago Maidana e Ricardo.

No meio-campo, Juninho e Emmanuel Martínez, mas o ataque foi completamente mudado. O trio formado por Paulinho Bóia, Wellington Paulista e Pedrinho saiu para Felipe Azevedo e Mastriani fazerem dupla. Adyson, Aloísio, Benítez, Breno, Júlio e Wanderson seguem lesionados.

Bustos comemorou a reação do América em um momento importante da temporada. "Foi um grande dia para a gente, um grande jogo. Nós estamos vindo de muitos jogos complicados e a parte emocional estava em baixa porque os jogadores estavam duvidando das suas capacidades. Jogamos contra o São Paulo, uma grande equipe, e soubemos jogar com intensidade. A vitória foi muito importante antes dessa decisão que temos na Sul-Americana. Vamos chegar lá com mais confiança."

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório