Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil recebe tocha, e Nuzman diz que 'Rio está pronto para fazer história'

A grande ausência na delegação brasileira foi o prefeito Eduardo Paes

Brasil recebe tocha, e Nuzman diz que 'Rio está pronto para fazer história'
Notícias ao Minuto Brasil

13:36 - 27/04/16 por Folhapress

Esporte Grécia

O presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e chefe do comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, recebeu nesta quarta-feira (27) a tocha olímpica das mãos do chefe do comitê grego, Spyros Capralos, em cerimônia no Estádio Panathinaiko, sede dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896.

"Quando fomos premiados com a honra de receber os Jogos [em 2009], foi um momento que nunca esqueceremos. Meu amigo Capralos estava lá. Vamos repetir o que dissemos: o Rio está pronto para fazer história", disse Nuzman em seu discurso antes da entrega.

A grande ausência na delegação brasileira foi o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Ele voltou para o Brasil após a queda de parte da ciclovia Tim Maia, que deixou dois mortos na quinta-feira (21), mesmo dia em que participava do acendimento da tocha na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos.

Paes cogitou voltar a Atenas para a cerimônia de passagem da chama, mas desistiu. Inicialmente, a assessoria da prefeitura informou que nenhum representante de Paes viria a Atenas. No entanto, o procurador-geral do Rio, Fernando Dionísio, participou do evento em nome do prefeito.

Estiveram presentes o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, e o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso.

É comum o presidente do comitê organizador do país-sede dos Jogos ser designado para a passagem da chama, mas normalmente as delegações são mais robustas que a brasileira. Em 2012, a princesa Anne (filha de Elizabeth 2ª) recebeu o fogo olímpico como presidente do comitê de Londres e estava acompanhada do prefeito, Boris Johnson, e do ex-capitão da seleção inglesa de futebol David Beckham.

Além de Paes não ter ido, o Rio não foi representado por nenhum atleta brasileiro.

Foi a segunda ausência de uma autoridade brasileira nas festividades olímpicas na Grécia. A presidente Dilma Rousseff era esperada para o acendimento da tocha na semana passada, mas no início do mês anunciou que não compareceria por causa do processo de impeachment, cuja votação na Câmara ocorreu quatro dias antes da cerimônia.

Depois de Atenas, a chama olímpica segue de avião para Genebra, na Suíça, onde será exposta em evento na sede da ONU na sexta-feira (29). A chegada a Brasília será no dia 3 de maio, quando começará o revezamento da tocha em 329 cidades do país. O Rio a receberá apenas no dia 4 de agosto, na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório