Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Olimpíadas renderam milhões em propinas a Cabral e amigos, diz MPF

Quadrilha, como dizem procuradores, comprou votos para a cidade sediar jogos e faturou em cima das obras

Olimpíadas renderam milhões em propinas a Cabral e amigos, diz MPF
Notícias ao Minuto Brasil

06:56 - 06/10/17 por Notícias Ao Minuto

Esporte Legado

O chamado legado olímpico, tão esperado pela população do Rio de Janeiro, parece ter ficado na mão de poucos. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), uma grande quantidade de dinheiro desviado de obras públicas teria ido direto para as contas do ex-governador do Estado Sérgio Cabral (PMDB) e outros membros da organização criminosa.

De acordo com a acusação, até mesmo a escolha da cidade como a sede dos Jogos Olímpicos não teria sido democrática.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, e o seu braço-direto, Leonardo Gryner, teriam pago mais de U$ 2,7 milhões a membros africanos do Comitê Olímpico Internacional (COI) em troca da escolha da Rio-2016. Ambos foram presos nessa quinta-feira (5).

Como cita o "G1" com informações da acusação do MPF, a ordem para a compra de votos teria partido de Cabral, num "contexto de ganha-ganha do esquema criminoso, envolvendo contratos e pagamento de propinas e lavagem de dinheiro". Eles teriam atraído investimento par o Rio que beneficiassem "os 'amigos da Corte' com contratos públicos vantajosos".

+ Patrimônio de Nuzman dobrou antes dos Jogos e inclui barras de ouro

"Diversas obras, anunciadas como "legado" das Olimpíadas de 2016 renderam milhões em pagamento de vantagens indevidas (propina) a Sérgio Cabral e demais membros da organização criminosa", escrevem os procuradores.

Foram registradas irregularidades em, pelos, cinco obras: Arco Metropolitano, Maracanã, Linha 4 do Metrô, Transcarioca e Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá.

Ainda de acordo com a reportagem, há 44 denunciados, alguns mais de uma vez, como o próprio ex-governador, a esposa dele, Adriana Ancelmo, e operadores como Hudson Braga e Carlos Miranda.

Nesta grande 'jogada', o planejamento e execução da vinda dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro - a todo custo - foi uma das melhores estratégias de capitalização financeira e política para a organização criminosa chefiada por Sérgio Cabral, que pôde multiplicar as possibilidades de ganhos ilícitos com a realização de obras e com os contratos de serviços firmados com outros membros da organização, sempre mediante pagamento de expressivas quantias de propinas aos agentes políticos".

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório