Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tetracampeã, Itália pode ficar fora do Mundial após 60 anos

Equipe italiana enfrenta Suécia pela repescagem

Tetracampeã, Itália pode ficar fora do Mundial após 60 anos
Notícias ao Minuto Brasil

17:41 - 09/11/17 por Ansa

Esporte Copa

A Itália inicia nesta sexta-feira (10) o duelo contra a Suécia na repescagem das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2018, que pode fazer o país ficar de fora do principal torneio de seleções do planeta pela terceira vez na história - e a primeira em 60 anos.

Atrás apenas do Brasil (20), a tetracampeã Azzurra - empatada com a Alemanha - é a segunda seleção que mais participou de Mundiais, com 18 presenças, e não fica ausente do torneio desde 1958, ano do primeiro título brasileiro.

A primeira vez foi na edição de estreia, em 1930, no Uruguai, quando muitos países europeus abdicaram de disputar a competição por causa da cara e cansativa viagem de navio até a América do Sul - apenas Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia representaram o continente.

Depois dos títulos em 1934 e 1938, a Azzurra voltaria a se ausentar de uma Copa em 1958, na Suécia, porém desta vez por demérito próprio. Nas Eliminatórias da Europa, a então bicampeã dividiu grupo com Irlanda do Norte e Portugal e chegou à última rodada precisando de apenas um empate para se classificar.

No entanto, em 15 de janeiro de 1958, acabou derrotada pelos norte-irlandeses em Belfast por 2 a 1 - o gol da Azzurra foi marcado pelo ítalo-brasileiro Dino da Costa - e terminou a chave na segunda posição, ficando de fora do Mundial.

+ Campeão em 1978 pela Argentina diz que Brasil faria 7 a 1 no atual time

Desde então, a Itália esteve presente em todas as Copas e ainda ganhou mais dois títulos, em 1982 e 2006. Nas últimas duas edições, contudo, o país não conseguiu passar da fase de grupos, desempenho que, somado ao futebol apresentado nas Eliminatórias, tem preocupado os torcedores para o confronto contra a Suécia.

O jogo de ida acontecerá nesta sexta-feira, em Solna, enquanto a partida de volta será na próxima segunda (13), no estádio San Siro, em Milão. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório