Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Salah vira exemplo de tolerância na Inglaterra pós-'brexit'

Egípcio comemora seus gols fazendo o "sujood", gesto muçulmano de elevação espiritual

Salah vira exemplo de tolerância na Inglaterra pós-'brexit'
Notícias ao Minuto Brasil

20:53 - 23/04/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Egípcio

A semifinal da Liga dos Campeões entre Liverpool e Roma, nesta terça-feira (24), às 15h45 (de Brasília), terá em ação o segundo africano a ser eleito o melhor jogador do Inglês, o egípcio Mohamed Salah -o primeiro foi o argelino Riyad Mahrez, do Leicester, na temporada 2015-2016.

O atacante do Liverpool marcou 31 gols em 35 rodadas no torneio nacional. Se fizer mais quatro gols nas últimas três rodadas, será o recordista em uma só temporada.

A influência de Salah, porém, vai além de seus números em campo. Enquanto os índices de ataques a muçulmanos crescem na Inglaterra nos últimos anos, especialmente após a decisão do país de sair da União Europeia (chamada de "brexit"), o egípcio comemora seus gols fazendo o "sujood", gesto muçulmano de elevação espiritual.

Leia também: Jogadores que 'ousaram' na hora de tatuar o corpo; confira

Salah, porém, evita polêmicas ao falar sobre política. Tem perfil conciliador e filantropo.

Quando a moeda egípcia despencou momentaneamente, em 2017, o jogador doou 210 mil libras (R$ 1 milhão), para ajudar o governo. Ele já construiu escolas e pagou por ambulâncias em Nagrig, sua modesta cidade natal. Em outro ato de filantropismo, deu dinheiro e tentou arrumar um emprego para o homem que assaltou a casa dos seus pais.

Enquanto jogava pela Fiorentina, Salah usou a camisa 74, representando o número de vítimas de uma briga generalizada entre torcedores do Al-Masry e o Al-Alhy, no Egito.

Por tudo isso, mas, principalmente, por ter ajudado a seleção do Egito a voltar à Copa do Mundo depois de 28 anos, Salah é admirado pela população do seu país. Ruas egípcias ganharam o seu nome após a classificação.

Ele foi contratado em junho de 2017 pelo Liverpool por 39 milhões de euros (R$ 164 milhões). Sua aquisição não ficou entra as 15 mais caras da atual temporada. No entanto, logo se adaptou ao clube.

"Não poderíamos ter 100% de certeza sobre ele. Foi uma barganha? Não sei, isso são negócios", afirmou Jurgen Klopp, treinador do jogador egípcio no Liverpool.

O título da Liga dos Campeões é certamente um objetivo mais próximo para Salah do que a Copa do Mundo, mas a expectativa com o desempenho do egípcio no Mundial cresce a cada gol marcado.

"Ele fez gols na Itália e na Inglaterra. Acho que será muito difícil mantê-lo quieto na Copa", afirmou Arsène Wenger, treinador do rival Arsenal. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório