Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dormir pouco aumenta o risco de cancêr e outras doenças

Novo estudo analisou mais de 1.600 pessoas

Notícias ao Minuto Brasil

16:45 - 05/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dormir menos de seis horas diárias pode aumentar o risco de cancêr, doenças cardiovasculares, AVC (acidente vascular cerebral), e pode mesmo levar à morte precoce. Estes são os resultados de um novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista cientifica Journal of the American Heart Association, que analisou o impacto do sono e doenças cardiovasculares e cerebrovasculares na mortalidade.

A equipe de investigadores, liderada pelo professor e psicólogo do sono Julio Fernandez-Mendoza, estudou 1.654 adultos entre 1991 e 1998. A amostra foi dividida em dois grupos: um deles composto por pessoas com hipertensão arterial ou diabetes tipo 2, e outro formado por pessoas que já tinham sofrido de uma doença cardíaca ou de um acidente vascular cerebral.

Das 512 mortes que tiveram lugar até ao final de 2016, um terço (cerca de 170 pessoas) foi causado por doença cardíaca ou AVC e um quarto (cerca de 128 pessoas) morreu por consequência de um cancêr.

De acordo com o estudo, o risco de morte por doença cardíaca ou AVC duplicou para aqueles com hipertensão ou diabetes que dormiam menos de seis horas por noite (em comparação com aqueles que dormiam mais de seis horas). No caso dos doentes cardíacos ou vítimas de AVC, o risco de cancêr triplicou para as pessoas com menos de seis horas de sono.

"O nosso estudo sugere que o sono normal pode ser protetor para algumas pessoas com essas condições e riscos à saúde", disse Julio Fernandez-Mendoza em comunicado à imprensa norte-americana. Segundo o mesmo pretende-se, em futuras investigações, determinar se o aumento do sono por meio de terapias médicas ou comportamentais pode reduzir o risco de morte precoce.

"A curta duração do sono deve ser considerada um fator de risco útil para prever os resultados a longo prazo das pessoas com essas condições de saúde", afirmou o psicólogo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório