Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quantas pessoas deixo de infectar com distanciamento social?

Veja como calcular a quantidade de pessoas você pode deixar de infectar caso adote o isolamento social

Quantas pessoas deixo de infectar com distanciamento social?
Notícias ao Minuto Brasil

06:40 - 01/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle CALCULADORA

Para cientistas e médicos a opinião é unânime: o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes para contrariar a pandemia do novo coronavírus, que causa a doença da Covid-19.

De acordo com um estudo que foi divulgado recentemente a junção de medidas como o distanciamento social, quarentena, fecho imediato de escolas e de estabelecimentos comerciais e trabalhar a partir de casa casa têm a capacidade de diminuir o número de infecções em até 99,3%. 

A verdade é que de modo a impedir a proliferação do vírus é fundamental que a sociedade se una e que cada um faça a sua parte. Sendo que quantas mais pessoas optem pelo distanciamento social e autoisolamento maior é a probabilidade de 'achatar a curva' de doentes infectados com Covid-19.

Nesse sentido e de modo a demonstrar o impacto dessa decisão individual, encoranjando-a ainda mais, uma equipe de matemáticos criou uma calculadora online que estima quantas pessoas cada indivíduo poderia deixar de infectar ao evitar sair de casa durante a pandemia ou somente ao manter a distância de um metro  entre si e outras pessoas quando sai de casa. 

"A ideia é simular vários surtos de doenças e verificar como mudanças em parâmetros mudam o andamento médio da pandemia", afirma Anna Szczepanek, PhD em matemática da Universidade Jagiellonian, na Polônia, ao site IFL Science. A cientista desenvolveu a calculadora juntamente com o médico Dominik Czernia.

"Regra geral, o modelo criado por nós funciona para qualquer doença contagiosa, mas os parâmetros iniciais foram escolhidos especificamente para a Covid-19", explica Szczepanek. O desenvolvimento da calculadora única foi baseada num estudo conduzido por um grupo de pesquisa do Centro de Modelos Matemáticos sobre Doenças Infecciosas da Universidade de Londres, no Reino Unido. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório