Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que é melhor: ficar sentado ou deitado?

Uma pesquisa revelou que duas semanas de sedentarismo aumentam severamente a resistência à insulina

O que é melhor: ficar sentado ou deitado?
Notícias ao Minuto Brasil

11:59 - 23/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sedentarismo

Sentados, de costas retas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Deitados, com o tronco e as pernas estendidas. Qual das duas posições é a melhor? Nem uma, nem a outra!

John P. Thyfault, do Centro Médico da Universidade do Kansas, revela ao The New York Times que o sedentarismo nunca é a solução e que consegue ter um impacto ainda mais nocivo do que uma má postura.

Ao 'Ask Well' do jornal norte-americano, o especialista explica que passar horas a fio sentado ou deitado vai dar no mesmo: são ambas as posições igualmente más. Quando estamos de pé, os músculos das costas e das pernas ficam num tal estado de firmeza que o corpo é ‘obrigado’ a usar o açúcar do sangue para estimular a libertação de compostos bioquímicos que afetam favoravelmente os níveis de colesterol.

O mesmo não acontece quando o corpo está relaxado numa cadeira ou numa cama. Nestes casos, as pernas não são usadas e, por isso, os músculos encontram-se mais ‘folgados’, o que faz com que os níveis de açúcar no sangue e de colesterol aumentem.

Num estudo realizado há cinco anos, Thyfault mostrou como apenas duas semanas de sedentarismo conseguem ser altamente prejudiciais para a saúde: os inquiridos saudáveis que passaram duas semanas sentados ou deitados desenvolveram uma severa resistência à insulina.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório