Meteorologia

  • 12 ABRIL 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19. Detectada nova variante em bebê que nasceu infectado

Caso inédito foi identificado na Suécia

Covid-19. Detectada nova variante em bebê que nasceu infectado
Notícias ao Minuto Brasil

08:31 - 02/03/21 por NMBR

Lifestyle Coronavírus

Uma mulher grávida com suspeita de Covid-19 foi levada de ambulância para o Hospital Universitário de Skåne, em Malmö, na Suécia, devido a uma dor abdominal súbita e severa. Os médicos notaram que o feto tinha um batimento cardíaco anormalmente baixo, condição esta que pode indicar que o bebê não estava recebendo oxigênio suficiente, avança um artigo publicado no site Science Alert.

Os médicos realizaram uma cesariana de emergência e a mulher deu à luz ao bebê em poucos minutos.

Exames de sangue realizados no recém-nascido confirmaram que a criança apresentava níveis de oxigênio notoriamente baixos, e esfregaços na garganta mostraram que a mãe e o bebê sofriam ambos de Covid-19.

Em seguida, o genoma do vírus foi sequenciado e os médicos concluíram que o bebê tinha sido infectado com o novo coronavírus enquanto ainda estava no útero.

No entanto, alguns dias depois, a realização de um novo sequenciamento genético mostrou que o genoma do vírus presente no corpo da criança tinha mudado e continha uma versão mutante do vírus, juntamente com a estirpe original do vírus da mãe.

Segundo os investigadores, este é o primeiro caso de uma alteração genética do coronavírus no contexto único da transmissão mãe-feto antes do nascimento.

Embora seja comum que os vírus sofram alterações, esta mutação (chamada A107G) aconteceu apenas cinco dias após o nascimento da criança.

Os médicos creem que as alterações genéticas podem ter sido estimuladas pelo bebê ao entrar em contato com o ambiente externo fora do útero materno. Contudo, sublinham que foi surpreendente a rapidez com que esta única mutação ocorreu.

Leia Também: Tratamentos contra covid-19 avançam em ritmo mais lento do que vacinas

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório