Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comprimidos para dormir ou contar carneirinhos? Aprenda já!

Quando não há nada que te faça dormir bem, os comprimidos são (quase sempre) a solução

Comprimidos para dormir ou contar carneirinhos? Aprenda já!
Notícias ao Minuto Brasil

22:24 - 29/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sono

São muitas as pessoas que simplesmente não conseguem dormir bem. Por muito saudável e controlada que seja a alimentação, por muita atividade que pratiquem, por pouco estresse que sintam… a noite nunca é tranquila.

Em muitos casos, os comprimidos para dormir são a solução encontrada. Mas serão a melhor? Sim, desde que não sejam usados a longo prazo e até mesmo quando já não são necessários.

O alerta é dado por Diego Garcia-Borreguero, diretor do Instituto de Pesquisa do Sono (IIS) espanhol. Segundo o especialista, “com o tempo, o efeito indutor do sono está perdido” e o comprimido já nada fará pelo sono tranquilo, podendo mesmo prejudicar a capacidade de manter a tranquilidade em períodos de insónia. Além disso, a dificuldade em manter o sono provoca alterações cerebrais que favorecem um declínio na capacidade mental

E é esta falta de ação (por uso excessivo) que pode ter efeitos nocivos na saúde. Alguns dos comprimidos tomados (com prescrição ou não) podem levar a casos de amnésia retrógrada, isto é, a falta de lembrança de tudo o que aconteceu enquanto o comprimido fazia efeito, explica o especialista ao El País.

Quando a toma destes comprimidos é contínua – e mais uma vez com ou sem prescrição médica – é possível que o abandono da medicação seja marcado por períodos de pesadelos.

Respondendo, agora, à questão inicial, entre tomar comprimidos para dormir ou contar carneiros, o melhor é mesmo procurar sempre o aconselhamento médico, uma vez que, com ou sem prescrição, estas fórmulas podem causar sintomas secundários ou até mesmo agravar a situação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório