Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É possível ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo? Médicos respondem

Epidemiologistas alertam que ser infectado por um vírus pode torná-lo mais vulnerável a adoecer com o outro

É possível ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo? Médicos respondem
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Coronavírus

"Certamente pode pegar gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, o que pode ser catastrófico para o seu sistema imunológico", disse o Dr. Adrian Burrowes, médico de família em Casselberry, na Flórida, Estados Unidos, em entrevista à CNN. 

Aliás, ficar infectado com um dos vírus pode deixar a pessoa mais vulnerável a adoecer com o outro, ressaltou a epidemiologista Seema Yasmin.

"Uma vez que você é infectado com a gripe e alguns outros vírus respiratórios, isso enfraquece o corpo", explicou Yasmin, diretora da Stanford Health Communication Initiative, também em declarações à CNN.

"As suas defesas caem e isso te torna vulnerável a contrair uma segunda infecção", acrescentou.

A verdade é que a Covid-19 e a gripe podem ambas atacar os pulmões, podendo provocar pneumonia e o aparecimento de fluido nos pulmões ou insuficiência respiratória, de acordo com informações divulgadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Mais ainda, cada uma destas patologias pode causar sepse, inflamação e lesões no coração, cérebro ou tecidos musculares.

Ter ambas as doenças em simultâneo "aumentaria o risco de efeitos de longo prazo de qualquer um desses sistemas de órgãos", afirmou o Dr. Michael Matthay, professor de medicina e especialista em cuidados intensivos da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Matthay crê que o potencial para pneumonia é significativamente mais elevado se o corpo estiver infectado com a gripe e o coronavírus SARS-CoV-2.

"Os dois [vírus] juntos definitivamente podem ser mais prejudiciais aos pulmões e causar mais insuficiência respiratória", disse. 

Entretanto, explica a CNN, a insuficiência respiratória não significa exatamente que os pulmões parem de funcionar. Ao invés, significa sim que os pulmões não conseguem obter oxigênio suficiente para o sangue.

"A insuficiência respiratória aguda pode ser uma emergência com risco de vida", diz o National Heart, Lung e Blood Institute. "A insuficiência respiratória pode causar danos nos seus pulmões e outros órgãos, por isso é importante ser tratado rapidamente".

Mas afinal, como posso saber se tenho Covid-19, gripe ou ambos?

"Os sintomas da influenza e da Covid-19 são muito semelhantes, então é difícil distinguir os dois", contou à CNN Dr. Leonard Mermel, diretor médico do Departamento de Epidemiologia e Controle de Infecção do Hospital de Rhode Island.

Segundo o CDC, tanto a gripe comum quanto a Covid-19 podem estar por trás de sintomas como febre, tosse, falta de ar, fadiga, dor de garganta, dores no corpo, nariz escorrendo ou entupido. 

"Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos", refere o CDC. Todavia, contrariamente à gripe, a Covid-19 pode levar à perda de paladar ou olfato (condição conhecida como anosmia). 

Para os especialistas, a forma mais precisa de saber se foi infectado pelo novo coronavírus, pelo vírus da gripe ou ambos é fazer o teste de diagnóstico.

Nos Estados Unidos, o CDC formulou um teste capaz de identificar os dois vírus, para ser utilizado em laboratórios de saúde pública apoiados pelo centro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório