Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dez mitos alimentares que deve esquecer que existem

O pão engorda; o detox é a melhor forma para perder peso; é preciso treinar muito: saiba quais são os mitos alimentares mais comuns

Dez mitos alimentares que deve esquecer que existem
Notícias ao Minuto Brasil

13:44 - 10/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Quando a alimentação é tema de conversa, são as ideias pré-concebidas e, por vezes, erradas que mais facilmente se reproduzem. Os mitos alimentares são muitos e está mais do que na hora de os revelar – e aniquilar.

Segundo a revista Health, existem cerca de 26 mitos alimentares relacionados com a perda de peso que nada mais fazem do que prejudicar o processo de emagrecimento e a saúde e bem-estar de quem inicia uma dieta. Selecionamos dez:

1. Fazer um detox é a melhor forma de começar uma dieta. Para a nutricionista Melissa Rifkin, as dietas desintoxicantes não são uma boa opção porque são demasiado restritivas, o que inibe a ingestão de determinados grupos alimentares essenciais. Além disso, diz a especialista ao site da revista Health, estas dietas são impulsionadoras do ganho de peso, uma vez que não podem (nem devem) ser usadas a longo prazo.

2. É preciso cortar 3.500 calorias/semana para perder um quilo. Não necessariamente, uma vez que as calorias não são iguais em todos os alimentos, até porque algumas calorias nada mais escondem do que açúcares, aditivos e gorduras saturadas e trans (que fazem com que as calorias deixem de ser apenas um número e passem a ser um peso na balança).

3. Os carboidratos são um inimigo. Os carboidratos

são essenciais na alimentação, uma vez que são a principal fonte de energia do corpo. E quando se fala em carboidratos há que ter em conta que este macronutriente vai muito além do pão e da massa – inclui cereais integrais e saudáveis e, ainda, frutas e vegetais.

4. Para se ter resultados é preciso treinar muito. Não. À vezes, menos é mais e este estudo científico é a prova.

5. A gordura engorda. Esta é outra das ideias pré-concebidas que mais induz em erro. Existem gorduras e gorduras e as gorduras boas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a perda de uns quilos extra.

6. É preciso banir os doces. Não, o que é preciso é ter controle ao comê-los. Retirar da alimentação todos os alimentos de que se gosta – por muito mal que possam fazer – é um erro e algo que não é possível concretizar a longo prazo, diz psicóloga clínica Susan Albers.

7. A competição mantém a motivação. Embora possa ser algo positivo e estimulante para muitas pessoas, a competição pode, na verdade, fomentar termos de comparação com outras pessoas, algo que poderá prejudicar o desempenho e desmotivar.

8. Comidas com pouca gordura ajudam a perder peso. Mais uma vez, depende da comida e do fato de ser confecionada em casa ou industrializada. Nem sempre o que vem nos rótulos é fiel e muitos dos aditivos, gorduras e açúcares aparecem ‘camuflados’ em nomes estranhos e números que a grande maioria das pessoas não compreende.

9. É preciso muito tempo e esforço para perder peso. É verdade que ‘sem luta’, pouco ou nada se consegue, mas na hora de perder peso, o equilíbrio é a solução. Adotar um estilo de vida ponderado e saudável a longo prazo é a melhor forma de conseguir atingir os objetivos sem ter que fazer um esforço desmedido a curto prazo.

10. Não podemos fugir da dieta. Pelo contrário. Por vezes, ter um dia livre ou menos controlado é bom para manter a concentração e o esforço ao longo da semana, além disso, comer os alimentos de que mais se gosta é sempre positivo para o bem-estar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório