Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Qual é, afinal, a magia da vitamina C na pele? Desvendamos tudo

Para que serve? Vale a pena investir? O Lifestyle ao Minuto foi à procura de respostas junto de Ana Sofia Amaral, responsável da L’Oréal Portugal (Regulatory & Scientific Affairs director).

Qual é, afinal, a magia da vitamina C na pele? Desvendamos tudo
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Cosmética

Já reparou que muitos produtos de cosmética contêm este ingrediente na sua composição? Nunca a vitamina C foi tão popular e, na verdade, isso não é obra do acaso. Crescemos a ler e a ouvir dizer que é um indispensável à mesa e fonte de vitalidade, porque ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O que talvez não saiba é que o seu potencial vai muito além da alimentação. 

Reconhecida por ser um poderoso agente antioxidante, proporciona à pele uma proteção contra o estresse oxidante e é especialmente indicada para o tratamento de manchas, na maior parte dos casos benignas, mas que, do ponto de vista estético, podem ser muito incomodativas. Dúvidas houvesse quanto à sua eficácia, a Garnier lançou recentemente uma gama completa de 'skincare' com vitamina C. A promessa é apenas uma: garantir uma tez uniforme, com aspecto saudável e luminoso.

"Graças às suas propriedades antioxidantes, [a vitamina C] permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar", resume Ana Sofia Amaral, Regulatory & Scientific Affairs director da L’Oréal Portugal, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.    

Notícias ao Minuto Ana Sofia Amaral 

O que é a vitamina C?

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, dissolve-se em água. Podemos encontrá-la em frutos e em legumes coloridos, como a laranja, o limão, a toranja, o kiwi, o morango, os brócolos ou o pimentão vermelho.

Encontramos vitamina C, como ingrediente importante nos produtos cosméticos sob diferentes formas: como ácido ascórbico ou vitamina C pura, comumente conhecida como vitamina C, ou como derivado da vitamina C, como por exemplo a vitamina C glicosilada, chamada vitamina CG (ascorbyl glucoside).

Permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol 

Na cosmética, que funções desempenha?

É utilizada pelas suas propriedades antioxidantes, de redução da hiperpigmentação e antienvelhecimento. Graças às suas propriedades antioxidantes, [a vitamina C] permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar.

Quais os benefícios da vitamina C para o rosto?

Ajuda a homogeneizar a tez e confere luminosidade à pele. Essa propriedade faz dela um ingrediente de eleição para os produtos de 'peeling'. A vitamina CG é particularmente utilizada pelas suas propriedades de homogeneidade da tez. Sendo um precursor da vitamina C, em presença de certas substâncias à superfície da pele, esta vai libertar vitamina C.

Qual é a melhor maneira de usar vitamina C na pele?

Sempre seguindo as instruções que as marcas colocam nos seus produtos, pois são elas que conhecem profundamente as suas fórmulas e como devem ser utilizadas para que tenham uma máxima eficácia.

Quando procuramos um produto devemos ter atenção à formulação

O uso desta vitamina na pele acarreta efeitos colaterais?

É normalmente uma molécula bem tolerada, mas depende da formulação onde está inserida e se essa é adaptada à pessoa que a vai utilizar.

Deve ser usada a partir de que idade?

É difícil estabelecer uma idade a partir da qual se podem utilizar estes produtos, pois depende muito da forma como estão formulados e dos benefícios que reivindicam. Quando procuramos um produto devemos ter atenção à formulação. Esta deve responder por um lado às preocupações que temos com a nossa pele (manchas provocadas pela excessiva exposição ao sol, ou rugas mais ou menos profundas, sentir a pele baça) e, por outro lado, que esteja adaptada a características (se a pele é seca, ou oleosa, se prefiro um produto com perfume ou sem, e ainda se é uma pele mais ou menos sensível). É por isto que as marcas tentam oferecer diferentes formulações, muitas vezes com o mesmo ingrediente estrela, como é o caso da vitamina C, mas que são adaptados depois a diferentes idades, tipos de pele e formas de aplicação.

E funciona em todo os tipos de pele?

Sim, desde que na formulação adaptada ao tipo de pele.

Pode ser usada por grávidas?

Tanto quanto é do meu conhecimento, não existe nenhum impedimento para utilização de cosméticos com vitamina C por grávidas. No entanto, em relação às grávidas, devem sempre falar com o seu médico. Durante a gravidez não é o bom momento para experimentarmos produtos que normalmente não utilizamos.

A vitamina C pode ser combinada com outros ingredientes como o ácido hialurônico?

É tudo uma questão de ciência. O que quero dizer com isto é que podemos combinar estes ingredientes, mas que estas combinações têm que ser feitas tendo em consideração, nomeadamente, a formulação, a sua estabilidade e a concentração dos ingredientes. Tudo isto depende do conhecimento e inovação das marcas e dos seus laboratórios.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório