Meteorologia

  • 11 AGOSTO 2022
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sintomas 'inocentes' podem ser sinal de doença desconhecida pela maioria

Cuidado!

Sintomas 'inocentes' podem ser sinal de doença desconhecida pela maioria
Notícias ao Minuto Brasil

08:15 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle diabetes

A diabetes é uma doença crônica 'silenciosa'. Atinge todas as idades e ambos os gêneros e caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Acontece que não é tudo. Pouco a pouco, os níveis elevados de açúcar no sangue afetam vários órgãos no organismo dos doentes e podem ocorrer danos graves nos rins.

A nefropatia diabética é a doença renal resultante das lesões microvasculares provocadas pela diabetes, sobretudo a tipo 1, alerta o portal Patient Info. Numa primeira fase, não existem sintomas, pelo que quem tem diabetes deve ser encorajado a fazer exames regulares de urina para detecção de danos nos rins.  Por outro lado, nas fases mais avançadas da doença, o corpo começa a ficar inchado, sobretudo nos membros inferiores e ao redor dos olhos.

Caso não seja detectada a tempo, a doença pode fazer com que as unidades funcionais do rim que permitem que o sangue seja filtrado (nefrónios) deixem de cumprir a sua função e, agravada pela falta de controle da glicemia, pode evoluir para insuficiência renal crônica. Resultado: o rim deixa de cumprir a sua função de purificação e é necessário fazer hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.

A melhor forma de prevenir e diminuir o agravamento da nefropatia diabética passa, essencialmente, pelo controle da glicemia e da pressão arterial.

Outros sintomas a que, segundo o Daily Express, deve prestar atenção:

  • Dificuldade em pensar com clareza;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Pele seca e comichão;
  • Cãibras;
  • Retenção de líquidos;
  • Necessidade de urinar com mais frequência do que o habitual;
  • Palidez;
  • Náuseas. 

Recorde-se que existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e 2. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório