• 19 MAIO 2024

Bactérias intestinais podem ajudar a prevenir o câncer

Probióticos também podem ser aliados para prevenir doenças como a obesidade

Bactérias intestinais podem ajudar a prevenir o câncer

15:32 - 14/04/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

As bactérias existentes nos intestinos não são boas apenas para o bom funcionamento do próprio órgão, mas para a saúde em geral.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as "bactérias boas" que podem ser obtidas com a ingestão de probióticos têm poder anti-inflamatório, o que faz com que sejam importantes para a saúde e para a prevenção de doenças como a obesidade e o câncer, diz o

site da instituição de ensino.

Depois de analisarem um grande número de bactérias intestinais, os investigadores norte-americanos concluíram que a Lactobacillus (presente em alimentos como o iogurte e o kefir) é capaz de atuar diretamente nos danos genéticos e reduzir a inflamação – algo que é fundamental para barrar o desenvolvimento de algumas doenças, como as neurodegenerativas, cardiovasculares e oncológicas.

Para os investigadores, o estudo pode abrir portas para novos remédios, uma vez que os suplementos de probióticos podem ser a chave para a prevenção de um vasto leque de problemas de saúde. Além disso, os cientistas acreditam, ainda, que pode ser possível saber qual o risco de câncer de uma pessoa avaliando apenas os níveis e tipos de bactérias intestinais.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser