Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como a dieta mexe com o nosso psicológico?

Tentar dieta e não conseguir pode ser culpa da sua mente

Notícias ao Minuto Brasil

12:20 - 18/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle MENTAL

E se as dietas falhassem, não pelas ‘recaídas’ mas, simplesmente porque fazem com que o cérebro tenha reações que fazem com que se torne quase impossível perder peso?

É esta teoria que Sandra Aamodt defende no seu novo livro ‘Why Diets Make Us Fat: The Unintended Consequences of Our Obsession with Weight Loss’ (Por que dietas nos engordam: as consequências indesejáveis da nossa obsessão pela perda de peso, em tradução livre).

Depois de passar décadas se debatendo com o número que via na balança, a neurocientista começou a estudar os efeitos que fazer dieta tem nos nossos corpos.

Como reporta o site Eat Clean, a especialista concluiu que quanto mais se tenta perder peso ao ignorar a fome, com mais força o seu corpo se irá rebelar contra você. Aliás, as dietas parecem fazer com que o cérebro tente de tudo para lhe impedir de perder peso – podendo até fazer com que ganhe peso, apesar dos seus esforços.

E a especialista destaca ainda como é que a dieta pode estar ‘mexendo’ com o seu cérebro, fazendo com que este lhe impeça de perder peso.

Antes de mais, comer menos parece fazer com que você queira comer ainda mais e sem parar. De acordo com a National Eating Disorders Association, as pessoas que fazem dieta têm uma tendência 12 vezes superior de se tornarem ‘comedores compulsivos’ do que as pessoas que não fazem dieta.

Fazer dieta também traz bastante estresse extra, pois faz com que você esteja constantemente preocupado com a comida e o efeito que esta pode ter no seu corpo. A questão é que este estresse ativa a produção do hormônio cortisol, que atua nas células de gordura aumentando o armazenamento de gordura.

A dieta também nos treina, no fundo, a ignorar a fome, o que faz com que ao longo do tempo já não consiga distinguir quando tem ou não fome. Portanto, quando para a dieta, o mais provável é que comece a comer demais, especialmente porque não consegue reconhecer os sinais da fome.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório