Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça novas formas de adoçar alimentos de forma mais saudável

“Quanto mais escuro o açúcar, mais nutriente ele possui”, explica nutricionista; limite máximo diário para uma pessoa adulta é de 20g do produto, diz OMS

Conheça novas formas de adoçar 
alimentos de forma mais saudável
Notícias ao Minuto Brasil

06:25 - 24/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Açúcar

Você já parou para pensar o quanto de açúcar você consome diariamente? E não estamos falando só daquelas colheres para adoçar o café ou o suco diário, mas sim de todo o açúcar que seu corpo ingere por meio dos alimentos consumidos diariamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite máximo diário para uma pessoa adulta é de 20g, ou seja, oito colheres daquelas pequenas de chá. Mais do que isso e você estaria deixando seu corpo mais propício a doenças como diabetes, hipertensão, cárie e até mesmo câncer.

Para a nutricionista do Hapvida Saúde, Maria Cristina Câmara, além de estar atento ao consumo indireto de açúcar (o que ingerimos nos alimentos), é preciso também estar atento ao tipo que pode não ser o mais ideal. "Quanto mais refinado, quanto mais branco, mais processado é o açúcar. O resultado disso é que o refinamento acaba por tirar a maioria dos nutrientes do produto, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, deixando-o mais pobre", afirma Maria.

A regra é: quanto mais escuro, mais nutriente ele possui. Por isso, muitas vezes opções como o açúcar demerara ou mesmo o mascavo seriam os mais saudáveis para o consumo. A nutricionista explica, por exemplo, que o demerara passa por um processo de refinamento mais leve que os refinados ou cristais, preservando assim muitos dos nutrientes originais. Já o mascavo não passa por nenhum tipo de processo na extração nem possui aditivos, preservando todos os nutrientes originais. "Outra opção de açúcar é o de coco, que além de preservar os nutrientes, possui antioxidantes, que protegem nossas células de danos", afirma a nutricionista.

No entanto, a especialista lembra que não importa o tipo de açúcar, desde o mais industrializado ao menos refinado, todos possuem a mesma caloria. "Ser mais saudável não quer dizer que ele tenha menos calorias, significa que ele possui mais nutrientes", reforça.

Dicas – A nutricionista lembra que reduzir o açúcar é evitar níveis altos de glicemia e picos de insulina. O ganho de peso está também associado ao consumo. Com o excesso de gordura corporal podem vir as comorbidades, como: resistência à insulina, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, colesterol e triglicérides elevados. “Reduzindo o açúcar, você previne essas patologias e tem maior facilidade na perda e manutenção do peso”, explica Maria.

A especialista recomenda ir reduzindo aos poucos a quantidade adicionada no alimento até chegar no momento que o próprio paladar já estará acostumado com o sabor menos doce e mais natural do alimento como o demerara, o mascavo ou de coco.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório