Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo tratamento para pancreatite utiliza células estaminais

Estudo revela a eficácia de novo tratamento para pancreatite aguda que recorre ao uso de células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical

Novo tratamento para pancreatite utiliza células estaminais
Notícias ao Minuto Brasil

09:18 - 04/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

A pancreatite aguda é uma inflamação da glândula pancreática, uma condição grave que resulta muitas vezes na morte (necrose) de parte do pâncreas ou mesmo de todo o órgão.

Numa pessoa saudável, o pâncreas é responsável pela produção de enzimas digestivas essenciais para a regulação dos níveis de açúcar no sangue, que são ativadas no trato digestivo. Em situação de pancreatite, as enzimas pancreáticas ativam-se ainda dentro do próprio órgão com consequente início de digestão do mesmo, podendo chegar ao estado de necrose.

Os resultados do estudo revelaram que as intervenções com células estaminais provocaram melhorias significativas no tratamento e na taxa de sobrevivência dos pacientes. O uso da terapia celular também diminuiu significativamente a frequência de complicações pós-operatórias, melhorou a qualidade de vida dos pacientes e acelerou a recuperação desta condição difícil e muitas vezes fatal.

Na Ucrânia, desde 2012, já é possível tratar a necrose pancreática utilizando Pancrostem. Este produto está ainda a ser testado no tratamento de outras patologias como a cardiomiopatia, hepatite, cirrose hepática e diabetes tipo 2.

A pancreatite aguda é classificada como o terceiro distúrbio mais prevalente da cavidade abdominal provocada, maioritariamente, pelo abuso de álcool e por cálculos biliares, e requer a intervenção cirúrgica urgente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório