Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Apêndice: o órgão que por vezes nos causa sérios problemas

Será que sabe realmente para que serve este órgão que temos no nosso corpo?

Apêndice: o órgão que por vezes nos causa sérios problemas
Notícias ao Minuto Brasil

20:50 - 03/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Corpo

É um órgão que faz parte do corpo humano, mas poucos sabem qual a função do apêndice. Na verdade, muitas pessoas vivem mesmo sem ele. Contudo, é sabido que possui uma grande quantidade de tecido linfóide, importante para a defesa de certo tipo de infecções.

Numa tentativa de explicar melhor a sua existência, o site Prevention enumerou nove fatos sobre o apêndice que nos permitem conhecer melhor este órgão:

  • Pode não ser tão inútil quanto você pensa. Existem médicos que afirmam que o apêndice tem mesmo um propósito: “Algumas novas provas sugerem que o apêndice pode ter um papel essencial em criar boas bactérias para o corpo humano”, afirmou Niket Sonpal, professor assistente na Universidade de Medicina de Touro em Nova Iorque;
  • Sabia que ele adora frutas, vegetais e fibras? Você pode não se dar conta da sua existência, mas caso ele fique inflamado, com certeza sentirá as dores de uma apendicite. Para diminuir os riscos de algumas complicações, aposte numa dieta rica em fibras, frutas e vegetais.Notícias ao Minuto
  • Gases e fezes podem fazer muito mal a este órgão. O apêndice é um pequeno tubo e quando uma das suas extremidades fica bloqueada, pode lhe causar sérios problemas. Muitas das vezes isto acontece quando as fezes não saem do nosso organismo.
  • Dor em volta do umbigo pode ser sinal de apendicite. Apesar de estar localizado do lado inferior direito do corpo humano, nem sempre as dores são no seu local específico. Normalmente costumam começar perto do umbigo e depois alastram-se para o seu ponto central.
  • Se você for mulher, terá menos probabilidades de ter uma apendicite e o que diz uma investigação do American Journal of Epidemiology. “A razão para esta afirmação ainda não é bem clara, mas pode estar relacionado com o fato de as mulheres consumirem mais fibra”, explicou Sonpal.
  • Nos dias de hoje, a apendicite continua sendo uma das principais causas quando referidas dores de estômago. Nos Estados Unidos, cerca de sete milhões de pessoas visitaram o médico com este problema, conta uma publicação do International Journal of General Medicine.
  • A tendência é que o problema da apendicite seja cada vez menor. E, mais uma vez, deve-se ao fato de as pessoas terem cada vez mais uma dieta rica em fibras.
  • Caso seja necessário, remover o apêndice é bastante fácil. Trata-se muitas vezes de uma cirurgia laparoscópia, o que significa que não haverá uma grande cicatriz. Segundo o site Prevention, quando utilizada esta metodologia, a operação demora cerca de oito minutos.Notícias ao Minuto
  • Se ele rebentar, já não será um procedimento assim tão fácil. De acordo com o professor assistente, “depois da ruptura, tudo fica mais complicado e perigoso”. Caso isto aconteça, será necessário abrir o abdômen e talvez reparar mesmo outros órgãos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório