Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Mais América Latina' impulsiona turismo no Sul

Embratur lançou iniciativa para incentivar turismo envolvendo missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos

'Mais América Latina' impulsiona turismo no Sul
Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 28/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle VIAJAR!

O programa Mais América Latina foi reestruturado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O objetivo é  impulsionar o turismo no Sul do País. De acordo com o Portal Brasil, o novo projeto envolve missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos.

O anúncio do novo programa foi feito no painel em que foram debatidos os resultados da Pesquisa Turismo de Verão 2017 de Santa Catarina, realizada pelo Fecomércio-SC. O levantamento mostra uma queda de 14% no faturamento com relação a 2016. 

Os dados foram levantados com turistas e empresários de Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, os cinco principais destinos catarinenses.

“Observamos uma mudança no perfil do turista, expresso na classe social preponderante e no gasto médio menor. A desvalorização do dólar em relação ao ano anterior pode ter impactado na queda no número de visitantes e no poder de compra dos países vizinhos, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile, tradicionalmente responsáveis por uma boa fatia do turismo catarinense”, apontou o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, fez uma avaliação histórica sobre o setor turístico de Santa Catarina e constatou que “o turismo catarinense vive do que foi plantado no passado. Não é uma prioridade política, infelizmente, porque o governo, a classe política e a iniciativa privada precisam entender o efeito econômico do turismo, num estado que tem 500 quilômetros de Litoral, um potencial único no planeta”.

Lummertz revelou que os números nacionais são melhores: “Enquanto em 2015 e 2016, tivemos 2.183 milhões de turistas estrangeiros, agora a expectativa é de crescimento de 11%, com 2.420 milhões. Com relação à chegada de turistas estrangeiros na região Sul nessa última temporada, nossa expectativa continua a mesma, com 1,4 milhão de argentinos, 27% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando o País recebeu 1,1 milhão de argentinos”.

Leia também: Bali, na Indonésia, é o destino mais apreciado do mundo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório