Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça a síndrome cardíaca de feriado e veja cuidados

O consumo de álcool cresce nesse período, alerta especialista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)

Conheça a síndrome cardíaca
de feriado e veja cuidados
Notícias ao Minuto Brasil

16:27 - 20/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Geral

O médico da SOCESP Dr. Rogério Krakauer explica que, nos períodos de folgas prolongadas e datas festivas, o consumo de álcool tende a aumentar, podendo desencadear a síndrome cardíaca de feriado (Holiday Hearth Syndrome)”.

Leia também: 5 sucos para combater os excessos da Páscoa

A média de consumo de álcool do brasileiro é superior à mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, nos últimos dez anos, segundo o Ministério da Saúde, o consumo abusivo de álcool cresceu 19,1%. “Esse hábito pode ser danoso à saúde do coração e está relacionado ao desenvolvimento de hipertensão, alteração no ritmo cardíaco e aumento de peso”, ressalta o médico.

Para quem já teve problemas no coração e quer sair da rotina nos feirados de Tiradentes (21/04) e Dia do Trabalho (1/05), o ideal é consultar o médico cardiologista. “Pessoas com doença coronariana podem aproveitar esse período de relaxamento. No entanto, devem realizar exames clínicos para verificar a saúde do coração e os seus limites, manter todas as medicações, exercícios e não sair muito da dieta”, explica Dr. Krakauer.

Portanto, o especialista aconselha que, mesmo quem tem uma saúde de ferro, quanto quem sofreu com problemas cardíacos, deve ter atenção ao perceber algum sintoma anormal. Por exemplo, falta de ar, dor no peito, tonteiras e palpitações.

Cuidados para evitar ressaca

Para evitar doenças e a famosa “ressaca”, é importante que o individuo tome alguns cuidados com a saúde. Segundo Marcia Gowdak, nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição SOCESP, é necessário hidratar-se bem durante as atividades no período de relaxamento. “Durante os feriados, as pessoas fazem churrascos, frequentam bares e acabam consumindo alimentos calóricos e bebidas em excesso, que podem desencadear efeitos colaterais”, salienta a nutricionista.

A especialista reforça que os sucos e bebidas não devem substituir as refeições, mas as pessoas não podem deixar de se hidratar. A falta de cuidados com a hidratação do corpo pode provocar problemas sérios ao coração. “A desidratação pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, que começa a sofrer com o aumento do número de batimentos cardíacos e, consequentemente, eleva a pressão arterial”, destaca Marcia.

A nutricionista recomenda que para desfrutar do happy hour no feriado sem colocar a saúde em risco, é fundamental prestar atenção na hidratação corporal, consumir alimentos saudáveis e não abusar das bebidas alcoólicas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório