Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 dúvidas sobre tratamentos de fertilidade

Cerca de 15% dos casais em idade fértil têm dificuldades para engravidar naturalmente

5 dúvidas sobre tratamentos de fertilidade
Notícias ao Minuto Brasil

13:52 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mito

Constituir uma família e vivenciar todos os avanços de uma gravidez é o sonho de muitas pessoas. No entanto, nem sempre isso pode se tornar real por meios naturais, o que leva muitos casais a procurarem a Reprodução Assistida. “O diagnóstico de infertilidade pode ser assustador e, muitas vezes, confundindo. Portanto, é imprescindível consultar um especialista para compreender as diferentes técnicas de reprodução disponíveis”, comenta o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira.

+ Consumo de frutas e hortaliças no Brasil está abaixo do recomendado

Com o intuito de auxiliar os casais, Dr. Renato esclarece as dúvidas mais frequentes sobre medicina reprodutiva:

A infertilidade é um problema exclusivo das mulheres?

Não, não é. É fundamental o conhecimento que as causas de infertilidade possuem uma distribuição parecida, sendo identificado um fator exclusivamente feminino em 30% dos casos, assim como se identifica um fator exclusivamente masculino em 30% dos casos. O problema está em ambos em também 30% das investigações e, em 10 % dos casais o motivo para a infertilidade não é identificado, situação denominada infertilidade sem causa aparente.

Quando a mulher deve procurar especialista?

De um modo geral, aproximadamente 85% dos casais alcançarão uma gravidez em até um ano de relações sexuais sem o uso de métodos anticoncepcionais e com ciclos menstruais regulares. “Após esse período, é importante investigar a causa da infertilidade e procurar o especialista em reprodução humana. Caso a mulher tenha mais de 35 anos, é importante que essa consulta seja realizada após seis meses de tentativas. Após 40 anos de idade, a procura de um especialista deve ser imediata, conforme recomendação da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva”, comenta Oliveira.

A mulher tem 100% de chance de engravidar, após o procedimento de reprodução assistida?

Segundo a rede latino-americana de reprodução assistida, quando a mulher é diagnosticada infértil, as chances do procedimento ser bem sucedido é de 30% a 50% por tentativa de alta complexidade, ou seja, fertilização in vitro (FIV) ou sua variante denominada ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Ressalta-se que este dado foi estabelecido em mulheres com idade até 35 anos. Alguns fatores como a idade da mulher, dados da história clínica e o tempo de infertilidade podem afetar o sucesso da reprodução assistida. Já as taxas de parto de mulheres são de 31% em mulheres com até 34 anos, 22% em mulheres de 35 a 39 anos e 11% a partir dos 40 anos.

Casais homossexuais podem realizar tratamentos?

Recentemente o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que garante aos casais homossexuais o direito de recorrer à reprodução assistida para ter filhos. No caso de casais femininos, uma das principais decisões diz respeito à escolha de qual delas levará a gestação à frente, sendo necessário realizar exames de rotina e investigação para infertilidade a fim de analisar o sistema reprodutor da mulher, fator que pode contribuir na escolha de quem levará a gestação é a idade. Para os casais masculinos, o óvulo deve ser requerido no banco de doadoras e fertilizado com o material genético de um deles. A partir disto, busca-se uma doadora de óvulos anônima e o útero de substituição precisa ser de familiar até o quarto grau de parentesco.

“Na falta de parentes, o especialista complementa que é imprescindível encaminhar o caso ao CFM, explicando a situação e pedindo autorização para que outra pessoa, que não seja parente, possa contribuir. "Nestes casos, uma amiga poderia ser uma alternativa”, esclarece o médico.

Nos tratamentos para gravidez sempre nascem gêmeos?

Das gestações obtidas por fertilização in vitro (FIV), 70% podem ser gestações únicas, 27% gêmeos e 3% triplas ou mais. “Atualmente, com a nova regulamentação do CFM, mulheres de até 35 anos recebem, no máximo, dois embriões; de 36 a 40 anos, recebem até três embriões; e mulheres com mais de 40 anos, o número máximo de células transferidas sobre para quatro. A tendência mundial é que cada vez mais se opte por transferir apenas um embrião de maior qualidade”, finaliza o especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório