Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tudo o que você precisa saber sobre o ramen

Do Japão para um sem fim de restaurantes em todo o mundo, o ramen parece cair nas graças de todos

Tudo o que você precisa saber sobre o ramen
Notícias ao Minuto Brasil

11:19 - 05/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comida

Massa fina, caldo à base de ossos ou espinha de animais, temperos ao estilo japonês (shoyu, claro) e complementos que podem ir das nutritivas algas nori, à carne de porco, aos brotos de bambu marinados, vegetais, peixe, ovos. É (quase) à escolha do freguês.

Mas o que é que faz do ramen uma iguaria apreciada em todo o mundo? O seu sabor intenso e o seu alto valor nutritivo. Sim, quando feito corretamente, trata-se de um prato saudável e com propriedades importantes para o organismo humano.

+ O que é a gota e como a alimentação pode ser uma aliada

Apesar da base do ramen ser sempre a mesma, existem vários tipos de variedades e estilos de confecção deste prato japonês, podendo variar nos ingredientes, no tamanho e na consistência do preparado final.

No que diz respeito à massa, a água alcalina é uma das suas principais características dos noodles do ramen, que tanto podem ser de trigo ou trigo e ovo. A forma como a massa é preparada e os ingredientes extra adicionados (com destaque para as algas) faz com que a cor e a textura pós-cozedura seja diferente e encaixe melhor em determinados tipos de caldo.

Entre os tipos mais populares de ramen estão o ‘shoyu ramen’ (onde a soja é protagonista e por isso apresenta uma aparência mais escura), o ‘tsukemen’ (mais espeço), o ‘shio ramen’ (mais salgado e que costuma ter como protagonistas o marisco ou a galinha, acreditando-se que é a variedade mais antiga de ramen), o ‘tonkotsu ramen’ (cujo processo de confecção é mais demorado, podendo demorar mais de 48 horas e, por isso, apresenta um valor nutritivo maior, com destaque para os elevados níveis de gordura e colágeno) e o ‘miso ramen’ (que, com o nome diz, contém miso, uma pasta obtida através da fermentação do arroz com cevada, soja e sal).

Do Japão para um sem fim de restaurantes em todo o mundo, o ramen parece cair nas graças de todos. Mas a verdade é que esta sopa composta tem origem na China, daí também o nome de Lamen, embora seja em terras nipônicas que se faça a aposta e inovação mais atual daquele que é o prato que se serve numa taça.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório