Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seis fatos sobre a carne vermelha que você deve saber

Bem passada, mal passada ou ao ponto. A carne vermelha é um dos alimentos que mais marca presença, mas há algumas teorias sobre esta proteína que não passam de puras mentiras. Eis o que deve saber.

Seis fatos sobre a carne vermelha que você deve saber
Notícias ao Minuto Brasil

16:46 - 08/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Cozida, grelhada, assada, estufada, frita ou simplesmente crua, a carne vermelha é uma das proteínas de origem animal que mais presença marca na alimentação.

Apesar de ser já do conhecimento médico e científico que este alimento é um potencial causador de câncer e que o seu consumo excessivo está relacionado com algumas patologias cardíacas, a carne vermelha continua a ter um papel importante na dieta e saúde humana, ajudando a combater, por exemplo, a anemia e a prevenir uma potencial carência de vitaminas com complexo B.

+ Gabi Medvedovski, de 'Malhação', aposta em purpurina para o carnaval

Mas mesmo sendo um dos alimentos mais presentes nas refeições principais, a carne vermelha continua a ser ‘assombrada’ por teorias nem sempre verídicas e que fazem com que algumas pessoas fujam deste alimento nutritivo que, como tantos outros, apresenta alguns riscos quando consumido em exagero.

Para tirar todas as dúvidas, a publicação espanhola Deporte y Vida do jornal AS listou fatos que todas as pessoas devem conhecer sobre esta proteína de origem animal.

1 – Por que a carne vermelha se chama… vermelha? O nome deve-se à cor que este músculo apresenta quando ainda está cru, cor essa que é responsabilidade da mioglobina (proteína que transporta o oxigênio para o músculo);

2 – Que tipos de carne vermelha existem? Além da tradicional carne de boi, a carne de vitela, porco, leitão, carneiro, cabra, cabrito, cordeiro e cavalo também fazem parte deste leque;

3 – Quais são as propriedades nutricionais da carne vermelha? Além de ser rica em vitaminas do complexo B e aminoácidos, a carne vermelha é ainda uma fonte de ferro. Deste modo, o consumo moderado deste alimento não só beneficia o sistema imunológico, como também o sistema nervoso.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório