Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas de petiscos saudáveis para confraternizações

Especialista elenca sugestões gostosas e nutritivas para compor o menu

Dicas de petiscos saudáveis para confraternizações
Notícias ao Minuto Brasil

08:49 - 15/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle balanceamento

Além de férias e Natal, para muitos o fim do ano também é sinônimo de amigos secretos e encontros com colegas. Em meio a tantas confraternizações recheadas de aperitivos, algumas pessoas acabam consumindo grande quantidade de alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde.

Indigestão, dores de cabeça e náuseas são alguns dos sintomas do consumo exagerado de gorduras e doces. Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, pessoas com hipertensão e diabetes devem ter mais cuidado ainda com a alimentação, para evitar a elevação da pressão e do nível de glicose no sangue.

+ As festas chegaram: quem tem diabetes pode tomar bebida alcoólica?

A especialista elenca abaixo sugestões de petiscos gostosos e nutritivos para compor o menu de confraternizações:

Oleaginosas

Em alta durante o período, oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas são fonte de gorduras boas como ômega 3, 6 e 9, além de contribuir para o controle do colesterol. “Essas oleaginosas também produzem uma sensação de saciedade maior no organismo. Mas, elas são altamente calóricas, por isso o ideal é comer com parcimônia”, explica.

Frutas secas

Damasco, ameixa e uva nas suas versões secas são outras opções nutritivas e muito utilizadas nas receitas de final de ano. A polêmica uva passa, por exemplo, auxilia no combate da anemia, enquanto a principal função da ameixa é regular o intestino. Já o damasco tem alta concentração de vitamina A, que é ótima para a saúde dos olhos. Para oferecer um prato diferenciado, é possível fazer uma salada de cereais com essas frutas.

Sucos integrais

Uma boa alternativa para refrigerantes e sucos em pó, os sucos integrais além de saborosos são funcionais e refrescantes. “As propriedades e benefícios variam de acordo com o sabor do suco, mas no geral eles são fonte de vitaminas e não levam conservantes e corantes artificiais na composição”, argumenta.

Queijos

Normalmente combinado com outros os petiscos, os queijos sempre fazem sucesso. Porém, merecem atenção no consumo porque os do tipo amarelo como mussarela, parmesão e provolone são gordurosos e podem contribuir para o aumento do colesterol. Já existem no mercado brasileiro queijos veganos saborosos, que são saudáveis e livres de compostos alergênicos como glúten, lactose e outros, sendo uma ótima opção para servir de aperitivo nas confraternizações.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório