Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra a forma mais fácil de perder peso

Quer emagrecer? É preciso entender como o corpo humano armazena energia e monitorar a alimentação

Descubra a forma mais fácil de perder peso
Notícias ao Minuto Brasil

08:52 - 16/03/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Palavra da Ciência

Perder peso é o principal objetivo de muitos, porém trata-se de uma ‘tarefa’ repleta de desafios.

Isso porque manter uma dieta de restrição calórica é algo extremamente desafiante, sobretudo com as tentações que se apresentam no dia a dia.

Comer demais? Não é detectado

Uma pesquisa recente revelou que comer em excesso não é uma prática detectada nos seres humanos, mesmo quando a ingestão de energia é aumentada para fornecer um excesso de mais de mil calorias por dia.

Nesse estudo, comer demais com 150% das calorias diárias necessárias não alterou o apetite dos participantes.

Os investigadores observaram as classificações de apetite e os níveis de hormônios específicos, conhecidos por regular o apetite, e também verificaram a ingestão de alimentos dos participantes durante o dia seguinte.

Os dados apurados revelaram que o corpo não se ajusta para responder a essas calorias adicionais.

O que faz sentido a partir de uma perspectiva evolucionária: em ambientes com acesso limitado à comida, comer demais quando o alimento estava disponível para os nossos ancestrais aumentaria as suas chances de sobrevivência, mantendo-os abastecidos até que a comida estivesse disponível novamente.

Tal sugere que ter consciência das calorias consumidas é extremamente importante, já que curtos períodos de excessos acidentais podem ser suficientes para provocar o aumento de peso ou prejudicar a perda de peso.

De fato, algumas evidências sugerem que aumentos no peso corporal durante o período festivo – como no Natal ou Páscoa, por exemplo – são mantidos durante o resto do ano. Eles também podem ser os responsáveis pelo aumento anual do peso corporal.

Da mesma forma, comer demais num fim de semana pode facilmente cancelar quaisquer resultados obtidos através da adoção de uma dieta rigorosa mantida durante a semana.

Entender como é fácil comer demais não significa que a perda de peso não possa ser alcançada. Mas, de fato, saber disso pode ajudar na perda de peso - estando assim mais consciente das escolhas alimentares.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório