Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

UE promete retaliar EUA por tarifas contra produtos do bloco

O governo do presidente Donald Trump anunciou que vai punir com tarifas US$ 7,5 bilhões em exportações da UE

UE promete retaliar EUA por tarifas contra produtos do bloco
Notícias ao Minuto Brasil

10:40 - 03/10/19 por Estadao Conteudo

Mundo Últimas Notícias do Mundo

A União Europeia alertou hoje que vai retaliar a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas a uma série de exportações do bloco, incluindo queijos e vinhos.

Ontem, o governo do presidente Donald Trump anunciou que vai punir com tarifas US$ 7,5 bilhões em exportações da UE a partir do dia 18. O anúncio veio após a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizar Washington a tomar medidas retaliatórias contra a UE devido a subsídios ilegais concedidos pelo bloco à fabricante de aviões Airbus.

A UE, porém, espera que um caso similar envolvendo subsídios dos EUA para a Boeing acabe indo a seu favor. A expectativa é que a OMC anuncie um veredicto nos próximos meses.

"Se os EUA impuserem contramedidas, forçarão a UE para uma situação em que teremos de fazer o mesmo", disse hoje o porta-voz da Comissão Europeia, Daniel Rosario, ecoando a perspectiva sombria expressada por vários governos da UE. "Esse é um gesto que irá primeiramente afetar os consumidores e companhias dos EUA e tornará mais complicados esforços no sentido de um acordo negociado", acrescentou. Fonte: Associated Press.

Campo obrigatório