Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã registra mais de 50 mil infectados e 3.160 mortes por Covid-19

Somente nas últimas 24 horas morreram 124 pessoas e confirmaram-se 2.875 novos contágios

Irã registra mais de 50 mil infectados e 3.160 mortes por Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

11:13 - 02/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Irã confirmou até hoje o registro de mais de 50 mil infectados pelo novo coronavírus, sendo que 3.160 iranianos morreram desde que os primeiros casos de covid-19 começaram a ser diagnosticados no país, há seis semanas.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Kianush Yahanpur, informou que nas últimas 24 horas morreram 124 pessoas e confirmaram-se 2.875 novos contágios, totalizando 50.468 o número de pessoas infetadas pelo coronavirus responsável pela pandemia da covid-19.

Yahanpur informou também que há quase quatro mil doentes que se encontram em estado considerado crítico mas acrescentou que 16 mil pessoas que estavam infectadas superaram a doença.

As autoridades iranianas encerraram as escolas e as universidades em fevereiro, quando foram detectados os primeiros contágios, e têm sido implementadas mais medidas como o cancelamento de eventos culturais e desportivos assim como cerimônias religiosas.

Por outro lado, as medidas contra a propagação da pandemia estão afetando a economia do país muito pelas sanções impostas pelos Estados Unidos que se retirou do acordo nuclear alcançado em 2015.

Apesar da crise, o Presidente iraniano, Hassan Rohaní, assegurou que o abastecimento não vai ser afetado graças ao armazenamento de produtos agrícolas e industriais. O chefe de Estado também afirmou que o país tem reservas de divisas estrangeiras para ultrapassar as necessidades médicas e adquirir produtos básicos até ao final do ano. 

"A luta contra a pobreza é tão importante como a luta contra o coronavírus" disse Rohani, cujo governo admite levantar algumas das medidas para impulsionar a economia.

As limitações estão em vigor até ao dia 08 de abril, dia em que o país vai decidir ou não a manutenção de algumas medidas.

Campo obrigatório