Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Embaixador dos EUA investigado por comentários racistas e sexistas

Outros diplomatas referem que Johnson costuma falar sobre as mulheres de uma forma ofensiva e que visa diminuí-las.

Embaixador dos EUA investigado por comentários racistas e sexistas
Notícias ao Minuto Brasil

22:30 - 22/07/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Racismo EUA

Robert Wood Johnson, conhecido como Woody Johnson, e que desempenha atualmente a função de embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido, um dos mais importantes e tradicionais aliados de Washington, está sendo investigado por um órgão de supervisão do Departamento de Estado por alegados comentários racistas e sexistas, mas também por ter alegadamente usado a sua posição para beneficiar um dos negócios de Donald Trump em território britânico, avança a CNN.

Woody Johnson é amigo de Trump. É um multimilionário, herdeiro da Johnson & Johnson e é um dos proprietários dos New York Jets, uma equipe da NFL, a liga de futebol americano. A sua nomeação, em agosto de 2017, como embaixador para o Reino Unido já tinha gerado alguma controvérsia.

As queixas relacionadas com os seus alegados comentários racistas e sexistas estão a ser investigadas pelo gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Estado americano. Diplomatas contaram aos investigadores que ouviram afirmações de Woody Johnson que consideraram profundamente ofensivas.

Em 2018, antes de um evento para o Mês da História Negra – que costuma ser celebrado nas embaixadas americanas – Woody Johnson mostrou-se agitado e questionou se o público seria composto por um “monte de pessoas negras”.

O embaixador perguntou ainda porque é que a comunidade negra queria um mês dedicado à celebração da história negra e argumentou que os pais negros não ficam com as suas famílias e que esse é o “verdadeiro desafio”.

Outros diplomatas referem que Johnson costuma falar sobre as mulheres de uma forma ofensiva e que visa diminuí-las. Em certos eventos, começava por comentar quão bonita era a sua plateia de uma maneira que um dos queixosos disse ser “constrangedora”.

Também eram frequentes os comentários à forma como as mulheres que trabalhavam na embaixada se vestiam. E os pesquisadores também ouviram que foi difícil convencer Woody Johnson a participar num evento para o Dia Internacional da Mulher. O embaixador teria perguntado porque é que tinha de participar num “evento feminista”.

O gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Estado também está investigando a alegada pressão de Woody Johnson sobre responsáveis britânicos para que o British Open, um prestigiado torneio de golfe, decorresse num campo na Escócia, e cujo proprietário é Donald Trump. Este teria sido um pedido de Trump ao qual Woody Johnson concordou prontamente.

Campo obrigatório