Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Piloto descobre cobra no cockpit em pleno voo e faz pouso de emergência

Incidente aconteceu na África do Sul e a cobra entrou na roupa do piloto

Piloto descobre cobra no cockpit em pleno voo e faz pouso de emergência
Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 06/04/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo África do Sul

Um aviador sul-africano foi obrigado a realizar um pouso de emergência quando percebeu que tinha no cockpit a companhia de... uma cobra.

A 11 mil pés de altura (cerca de 3.350 metros), Rudolph Erasmus disse que sentiu "uma sensação fria subindo pela roupa".

À BBC, o piloto contou que foi "um momento de espanto" quando descobriu que a sensação fria não era da garrafa de água que levava com ele, mas sim de uma cobra 'Naja nivea', cuja mordida pode matar um ser humano em apenas 30 minutos.

"Para ser honesto, é como se o meu cérebro não tivesse registrado o que estava acontecendo", revelou o aviador, que pilotava um Beechcraft Baron 58, com quatro passageiros a bordo (cinco, se contarmos com a cobra).

O voo tinha partido de Bloemfontein e dirigia-se a Pretoria, mas Erasmus decidiu pousar de emergência. Receoso de que os passageiros pudessem entrar em pânico com a presença indesejada do animal, o aviador disse, calmamente: "Olhem, há uma cobra no avião, está por baixo do meu assento, portanto vamos tentar colocar-nos em solo firme assim que pudermos."

Reação? Silêncio absoluto. "Poderia se ouvir um alfinete caindo ao chão. Acho que todos congelaram", descreveu Erasmus, que pousou o avião em Welkom.

O aviador revelou à BBC, no entanto, que a presença da cobra na aeronave não foi assim tão... inesperada. Antes de partir, membros do clube de voo de Worcester alertaram-no que tinham visto o réptil por debaixo do avião. Erasmus tentou encontrar a cobra, mas, uma vez que não a viu, assumiu "que deveria ter saído" entretanto do avião.

Uma vez em terra, não foi possível, ainda assim, encontrar a cobra.

Campo obrigatório