Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta

Mark Dickey foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde o levou a perder a esperança, a dado momento.

"Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta - Mark Dickey foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde levou-o a perder a esperança, a dado momento.

Notícias ao Minuto Brasil

07:12 - 12/09/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Turquia

O espeleólogo norte-americano que estava retido na Gruta de Morca, no sul da Turquia, admitiu que, à medida que sua condição de saúde piorava, chegou a temer por sua vida.

Mark Dickey, de 40 anos, sofreu uma hemorragia gastrointestinal no sábado, dia 2 de setembro, enquanto se encontrava a 1.120 metros de profundidade. Ele foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas seu estado de saúde o fez perder as esperanças em determinado momento.

"Foi incrível estar de volta à superfície. Estive sob a terra mais tempo do que o esperado, com um problema médico inesperado. A única sensação que eu tinha era uma curva de 'Será que vou sobreviver? Não é tão grave assim. Não vou morrer. Estou soltando algum sangue, mas é bacteriano, é uma infecção'", começou a explicar o explorador, em declarações à imprensa, citado pela agência Reuters.

E continuou: "Depois comecei a vomitar sangue, e o sangramento aumentou. Em seguida, comecei a perder a consciência e cheguei a um ponto em que pensei: 'Não vou sobreviver'", confessou.

Os pais de Mark, Debbie e Andy Dickey, agradeceram à comunidade internacional de espeleologia "por permitir que Mark deixasse a Gruta de Morca e recebesse tratamento médico em um hospital". Eles expressaram um "alívio incrível" pelo resgate do filho, de acordo com a BBC.

Dickey liderava uma equipe que buscava mapear uma nova passagem na gruta quando começou a se sentir mal. No entanto, sua condição melhorou após receber uma transfusão de sangue. Ele foi posteriormente amarrado a uma maca e lentamente transportado à superfície.

"Sei que a rápida resposta do governo turco para obter os suprimentos médicos de que eu precisava, na minha opinião, salvou minha vida", disse ele. "Eu estava muito perto do limite."

A operação de resgate envolveu pelo menos 200 socorristas, de acordo com a imprensa internacional.
 
 SON DAKİKA | Morca Mağarası'nda araştırma yaparken mahsur kalan ABD'li bilim insanı Mark Dickey'i kurtarma çalışması 10. gününde başarıyla sonuçlandı.

Veja as imagens do resgate na galeria acima.

Leia Também: Policial tira cobra de mais de 1m do carro de mulher. "Fiquei assustada"

Campo obrigatório