Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na Suíça, pessoas poderão receber salário sem trabalhar

A iniciativa propõe que cada suíço (ou estrangeiro residente há cinco anos no país), deve receber do Estado um subsídio mensal, ainda que a pessoa em questão não trabalhe

Na Suíça, pessoas poderão receber 
salário sem trabalhar
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 03/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Votação

Os suíços poderão votar, no próximo domingo (5), uma medida de iniciativa popular, criada por um grupo que não está relacionado a partido político, que pretende instaurar o que eles chamam de Renda Básica Incondicional: a possibilidade de receber uma renda de 2.500 francos suíços, mesmo sem trabalhar.

A iniciativa propõe que cada suíço ou cada estrangeiro, residente há pelo menos cinco anos, deve receber do Estado um subsídio mensal que equivale a 9.000 reais, ainda que a pessoa em questão não trabalhe.

"É um sonho que existe há tempos, mas que se tornou indispensável devido ao desemprego provocado pela crescente automatização", explicou à agência de notícias AFP um dos líderes da iniciativa, Ralph Kundig.

Contrariando expectativas, o ministro suíço do Interior, Alain Berset, considera a medida utópica.

"É um sonho antigo, um pouco marxista. São muitos sentimentos bons irrefutáveis, mas sem nenhuma reflexão econômica", observou o diretor do Centro Internacional de Estudos Monetários e Bancários de Genebra, Chrles Wyplosz, que comentou à AFP que, se a relação entre a remuneração e o trabalho acabar, "as pessoas farão menos".

Campo obrigatório