Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia anuncia ataque conjunto contra EI, mas EUA negam

Moscou disse que coalizão forneceu coordenadas para operação

Rússia anuncia ataque conjunto 
contra EI, mas EUA negam
Notícias ao Minuto Brasil

20:27 - 23/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta segunda-feira (23) a realização de um ataque conjunto com os Estados Unidos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria. No entanto, a informação foi negada por Washington pouco depois.

Segundo Moscou, dois caças russos e dois da coalizão liderada pelos EUA bombardearam depósitos de armas e combustível do EI nos arredores da cidade de Al Bab, no norte da província de Aleppo, que é controlada pelos terroristas.

As coordenadas teriam sido fornecidas por meio de uma "linha direta" com a aliança. Se fosse confirmada, essa teria sido a primeira ação conjunta entre Moscou e Washington para combater o Estado Islâmico, ainda que no âmbito da coalizão internacional.

No entanto, John Dorrian, coronel da Força Aérea dos EUA e porta-voz da aliança, disse que a notícia veiculada por Moscou não passa de "propaganda". O porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, usou um tom mais brando e afirmou que o país mantém conversas de rotina com a Rússia para evitar "incidentes aéreos" na Síria.

Já o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, ressaltou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pronto para trabalhar com Moscou no combate ao EI. Nos últimos meses, o republicano indicou que terá uma postura mais amigável ao presidente russo, Vladimir Putin, que também não poupou elogios ao norte-americano.

No início de janeiro, a Inteligência Nacional divulgou um relatório acusando o Kremlin de patrocinar um ataque hacker contra o Partido Democrata para beneficiar Trump na eleição de 8 de novembro. (ANSA)

Campo obrigatório