Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suécia vai às urnas com chance de guinada nacionalista

A Europa e o governo liderado pelos sociais-democratas temem uma onda nacionalista sem precedentes na Suécia

Suécia vai às urnas com chance de guinada nacionalista
Notícias ao Minuto Brasil

06:36 - 09/09/18 por Ansa

Mundo Pleito

Milhares de suecos estão habilitados a comparecerem às urnas neste domingo (9) nas eleições legislativas locais. O pleito ocorre em um clima de incerteza, com uma forte tendência de vitória do partido de extrema-direita contrário à imigração. A Europa e o governo liderado pelos sociais-democratas temem uma onda nacionalista sem precedentes na Suécia.

Nas últimas eleições, em 2014, o Partido Democratas da Suécia (SD), sob liderança do jovem Jimmie Akesson e com raízes neonazistas, passou de 6% a 13% dos votos. Agora, as projeções apontam que a legenda obterá 20% dos votos, tornando-se a maior força política do país.

O avanço do movimento não tem explicações plausíveis, já que o índice de desemprego na Suécia é o menor em 10 anos, as finanças públicas estão equilibradas e o crescimento econômico é robusto.

+ Em Portugal, brasileiros recorrem ao governo para voltar ao país

De acordo com pesquisas locais, porém, a população tem demonstrado preocupação com o crescimento da imigração e os impactos que isso pode acarretar, como criminalidade e violência urbana. As urnas abriram às 8h locais e as primeiras pesquisas de boca de urna devem sair às 20h. A Suécia tem uma tradição de afluência alta, de cerca de 68%. (ANSA)

Campo obrigatório