Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com 12 mortos, Itália calcula prejuízo de temporais

Apesar de tréguas, chuvas devem voltar ao país nesta tarde

Com 12 mortos, Itália calcula prejuízo de temporais
Notícias ao Minuto Brasil

13:29 - 31/10/18 por Ansa

Mundo Mau tempo

As tempestades e vendavais que atingiram toda a Itália nos últimos dois dias causaram prejuízos bilionários e a morte de 12 pessoas. Centenas de italianos estão desabrigadas e milhares sofrem com a falta de energia elétrica. A associação Coldiretti calcula que, somente no setor agrícola italiano, o dano foi de 150 milhões de euros.

Na região da Ligúria, uma das mais afetadas pelas chuvas (com 20 mil pessoas sem eletricidade e o aeroporto de Gênova fechado), cerca de mil veículos que seriam enviados ao mercado árabe foram danificados e queimados com um curto-circuito provocado pelos alagamentos.

+ Passagem do tufão Yutu deixa ao menos quatro mortos nas Filipinas

As chuvas que atingiram a Itália entre segunda e terça-feira causaram ondas de 10 metros de altura e ventos de 180 km/h. Em 48 horas, 5,8 mil homens do Corpo de Bombeiros atenderam a 7 mil chamadas por alagamentos, desmoronamentos, desabamentos e quedas de árvores, principalmente na Toscana, Lazio, Vêneto, Lombardia, Friuli-Venezia Giulia e Ligúria.

O governador da região do Vêneto, Luca Zaia, disse que os prejuízos totais na área "giram em torno do bilhão de euro". A estimativa foi divulgada após uma visita às áreas devastadas, onde 63 mil pessoas também estão sem energia elétrica.

Em Veneza, a famosa Basílica de San Marco, que ficou alagada, passou por um processo de limpeza e os turistas e visitantes podem já entrar no local. As tempestades deram uma trégua por algumas horas, mas a previsão é de que as chuvas voltem a atingir toda a Itália a partir da tarde de hoje (31). (ANSA)

Campo obrigatório