Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moraes era favorito de Alckmin para governo de São Paulo

Ex-promotor assumirá cadeira no Supremo Tribunal Federal

Moraes era favorito de Alckmin para 
governo de São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 23/02/17 por Notícias Ao Minuto

Política Articulação

Geraldo Alckmin teria ficado chateado com a escolha de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação frusta a estratégia do tucano de lançar o nome do ex-promotor ao governo de São Paulo, em 2018.

Apesar disso, fontes próximas dos dois garantem que a relação entre eless continua intacta. Moraes já despontava como queridinho de Alckmin antes mesmo das últimas eleições municipais. Seria ele o preferido para concorrer à prefeitura, feito que não foi levado adiante por causa do seu desgaste na Secretaria de Segurança Pública estadual, no segundo semestre de 2015.

De acordo com a Folha de S. Paulo, primeiro, houve a chacina em que 17 pessoas foram mortas na grande São Paulo – policiais estavam envolvidos. Depois, ocorreram invasões nas escolas estaduais que acabaram resultando em conflitos de rua nos quais policiais militares reagiram aos estudantes com bombas de efeito moral.

Foi então que o nome de João Doria começou a ganhar força. Até então, sua candidatura não era levada muito a sério no Palácio dos Bandeirantes. Moraes, então, ficou com a promessa de que seu nome seria considerado para a sucessão estadual de 2018 e entrou no PSDB.

Alexandre de Moraes trocou o Ministério Público paulista pela política em 2002.

Leia também: Alexandre de Moraes tomará posse no STF em 22 de março

Campo obrigatório