Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crítico de Temer, Renan receberá Lula na passagem de caravana por AL

Político fará "as honras da casa" junto com o filho, Renan Filho, que é governador do Estado

Crítico de Temer, Renan receberá Lula na passagem de caravana por AL
Notícias ao Minuto Brasil

07:15 - 11/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Articulação

Depois de deixar a liderança do PMDB no Senado, no último mês de junho, por não concordar com as reformas propostas pelo governo do presidente Michel Temer, o senador Renan Calheiros irá recepcionar o ex-presidente Lula em Alagoas, sua terra-natal, durante a caravana que o petista realizará pelo Nordeste.

O político fará "as honras da casa" junto com o filho, Renan Filho, que é governador do Estado. Lula inicia a viagem, de ônibus, no dia 17 de agosto, e segue na estrada até 5 de setembro, começando na Bahia e terminando no Maranhão.

Na terça-feira (8), o alagoano chegou atrasado ao jantar oferecido pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, para discutir a reforma política. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele justificou dizendo que seu voo demorou a decolar: “Ser baixo clero é um desastre!”, ironizou, para gargalhada geral dos colegas.

Já o PT pretende, a partir da caravana, além de aproximar o ex-presidente Lula da população e dos políticos da região, aumentar o número de filiados à legenda. Desde a condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro, a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva, o número de pedidos de ingresso no partido registrou um aumento considerável.

+ Partidos da oposição formam frente para barrar "distritão"

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, foram 4.836 pedidos de ingresso, apenas entre os dias 12 e 31 de julho. Ao todo, no mês, foram 5.141 pedidos.

Em pelo menos dois Estados, Pernambuco e Paraíba, o ex-presidente chancelará a ficha de novos militantes.

Durante a passagem do ex-presidente pelo Nordeste também deve haver debates temáticos. Entre os temas estão o “desmonte” da atividade econômica, com foco na paralisação das obras da Petrobras, e o programa Mais Médicos.

Em Pernambuco, onde Lula nasceu, também consta na programação um ato público no parque, localizado em Recife, que foi batizado com o nome da mãe do ex-presidente, Dona Lindu.

Campo obrigatório