Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer deve deslocar Jungmann da Defesa para Segurança

Novo ministério da Segurança Pública será criado por Medida Provisória

Temer deve deslocar Jungmann da Defesa para Segurança
Notícias ao Minuto Brasil

07:37 - 26/02/18 por Notícias Ao Minuto

Política Ministério

O Palácio do Planalto acredita que o nome do ministro Raul Jugmann seja bem aceito pelos governadores do país e que facilite a aprovação da nova pasta para criação do Ministério da Segurança Pública, por meio de medida provisória, pelo Congresso Nacional.

+ Para evitar desgaste com Maia, Temer criará ministério por MP

O presidente Michel Temer chegou a avaliar os nomes do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Beltrame e do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim para a nova pasta, mas optou por deslocar Jugmann. O anúncio deve ser feito nesta segunda-feira (26).

De acordo com a coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta, irá assumir o lugar de Jungmann. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.

Em reunião na noite de omingo (25), no Palácio do Jaburu, Temer ressaltou que o texto da medida provisória irá vincular à nova pasta o comando da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, Força Nacional e do Departamento Penitenciário.

De acordo com a Folha de S. Paulo, serão instituídos ainda mais dez cargos: um secretário-executivo e nove assessores ministeriais. O restante será transferido do Ministério da Justiça. A criação da pasta faz parte de estratégia do presidente de se viabilizar eleitoralmente para uma reeleição neste ano.

Campo obrigatório