Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer sobre 2 anos de gestão: 'Tem sido duro e nos custou popularidade'

Presidente escreveu artigo divulgado nesta terça-feira (15) na Folha de São Paulo

Temer sobre 2 anos de gestão: 'Tem sido duro e nos custou popularidade'
Notícias ao Minuto Brasil

11:34 - 15/05/18 por Notícias Ao Minuto

Política Opinião

Já se passaram dois anos desde que Michel Temer ocupou o lugar da então presidente Dilma Rousseff e assumiu o comando do país. Nesta terça-feira (15), ele reúne, no Palácio do Planalto, a equipe ministerial e parlamentares da base aliada, para fazer um balanço de seu governo.

O primeiro convite para o evento, divulgado na noite dessa segunda-feira (14), trazia o slogan "O Brasil voltou, 20 anos em 2", e gerou críticas sobre a dupla interpretação da frase. O sentido poderia ser negativo se a vírgula fosse omitida.

A equipe de comunicação do governo acabou recuando e mudando o mote, que passou a ser "Maio/2016 - Maio/2018: O Brasil Voltou".

Para além do encontro de hoje, o presidente escreveu artigo na Folha de São Paulo, em que destaca os números da economia e diz que sua gestão transformou "a mais grave recessão da história em crescimento consistente".

+ PF prende doleiro da Lava Jato em ação contra lavagem de dinheiro

"Peço alguns instantes de sua atenção para recordar um número de janeiro de 2016. Na Bolsa de Valores, a Petrobras valia R$ 67 bilhões. Pouco mais de dois anos se passaram. Nesta última semana, a Petrobras reconquistou o título de empresa mais valiosa do Brasil. Ultrapassou os R$ 350 bilhões", diz parte do texto.

O Bolsa Família também foi citado. Segundo o presidente, o programa foi ampliado. "Atende hoje 160 mil famílias a mais do que as 14 milhões do seu recorde anterior, em 2014. Está mais acessível para quem precisa porque zeramos a fila, que chegou a ter quase 2 milhões de famílias em maio de 2015", destaca.

Temer ainda comemorou, segundo ele, a redução da violência, que seria uma consequência da criação do Ministério da Segurança Pública e da intervenção federal no Rio de Janeiro. "Os resultados são animadores: o mês de abril já registra considerável redução de crimes violentos e roubos sobre o mês anterior", escreve. "Tem sido duro, difícil, a ponto de nos custar popularidade", completa.

Por fim, o presidente afirma que, em ano eleitoral, "o Brasil e os brasileiros têm uma escolha fundamental". "Continuar no caminho certo, com resultados reais, ou buscar alternativas que podem gerar insegurança, crise, dívidas, inflação, recessão, desemprego, pessimismo e desesperança", pontua.

Campo obrigatório