Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

A importância do Falcon 9 ter pousado com sucesso

Foguetes reutilizáveis poderão moldar o futuro das viagens ao espaço

A importância do Falcon 9 ter pousado com sucesso
Notícias ao Minuto Brasil

09:13 - 22/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech SpaceX

Depois da Blue Origin, de Jeff Bezos, e agora a SpaceX, de Elon Musk, terem conseguido aterrizar na vertical, depois do lançamento, a era dos foguetes utilizados uma ou duas vezes estará chegando ao fim, diz o The Verge.

Depois de dois lançamentos, os foguetes seriam, normalmente, lixo, caso não fossem totalmente destruídos nas suas missões. Ao pousar o Falcon 9, a SpaceX terá preservado, pelo menos, parte dos motores principais.

Duas empresas já conseguiram fazer isso. A Blue Origin foi a primeira, mas não foi tão longe ou rápido quanto o da SpaceX. No total, a empresa de Elon Musk já colocou 11 satélites para a ORBCOMM com o resto do foguetão, dando uma ideia do futuro dos foguetes reutilizáveis.

Vários grupos iriam ‘receber de braços abertos’ a possibilidade de colocar satélites no espaço com lançamentos mais baratos. Tanto a SpaceX como a Blue Origin estarão interessadas em cortar dramaticamente os custos dos voos espaciais.

Por mais importante que tenha sido o lançamento do Falcon 9, ainda falta saber em que estado estão os componentes utilizados.

Campo obrigatório