Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Algoritmo do Twitter amplifica direita política, diz estudo

Os investigadores não parecem ter conhecimento do motivo desta tendência

Algoritmo do Twitter amplifica direita política, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Twitter

O Twitter compartilhou os resultados do seu estudo sobre as inclinações políticas do seu algoritmo, indicando que tem tendência para amplificar conteúdo da “direita política”. A investigação foi iniciada em abril e teve como amostra sete países, com o estudo verificando esta inclinação política em seis dos territórios.

Os investigadores usaram ‘tweets’ de publicações de imprensa e de oficiais eleitos nos EUA, Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

“Em seis dos sete países, os ‘tweets’ publicados por oficiais eleitos da direita política foram amplificados pelo algoritmo, mais do que a esquerda política. Publicações de mídia de direita foram mais amplificadas comparando com as de esquerda”, compartilhou no Twitter uma das investigadoras, Rumman Chowdhury.

Apesar destas conclusões, a equipe de investigadores ainda não conseguiu identificar porque o algoritmo apresenta esta tendência. Chowdhury acredita que poderá estar relacionado com diferentes tipos de estratégia na rede social das duas alas políticas, indicando que uma investigação mais alargada poderá ajudar a perceber o porquê.

Campo obrigatório