Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas querem detectar planetas parecidos com a Terra

O espetrógrafo de alta precisão vai ser instalado no Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile

Cientistas querem detectar planetas 
parecidos com a Terra
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 19/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech ESPRESSO

Cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Porto, em Portugal,

estão criando, em parceria com outros investigadores de países europeus, um instrumento que permite procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.

De acordo com um dos investigadores envolvidos no projeto, Pedro Figueira, o espetrógrafo ESPRESSO (utilizado para detecção de planetas) é o "instrumento de 'caça de planetas' mais preciso que já se construiu". Em declarações à agência de notícias Lusa, Pedro Figueira indica que "de cada vez que se pretende detectar um planeta mais leve, é necessário melhorar a capacidade de análise da luz", sendo "o objetivo atual detectar um planeta como a Terra, com uma massa ligeira comparada com outros planetas".

"O que fazemos é separar a luz nas diferentes cores e, ao fazê-lo, verificamos que há uma presença de riscas de vários elementos químicos. Quando um planeta orbita em torno de uma estrela, altera a frequência desse espetro eletromagnético, o que leva a que a posição das riscas, muito bem definidas pela física atômica, oscile ligeiramente. Através dessa observação, conseguimos verificar se existe um planeta orbitando a estrela", explica o investigador.

O espetrógrafo de alta precisão, construído para ser utilizado pelo conjunto de telescópios óticos VTL (Very Large Telescope), vai ser instalado no mesmo observatório astronômico onde se encontram os telescópios pertencente ao Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, entre o final de 2017 e o início de 2018.

Outro dos objetivos do projeto é, segundo o investigador Carlos Martins, o melhoramento dos "testes da universalidade das leis da física que já existem, de forma a entender se a física que se conhece é exatamente a mesma em pontos distantes do universo ou se varia nas diferentes regiões".

Campo obrigatório