Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Observatório lança app para desvendar eclipses e fases da lua

Com linguagem simples, software foi remodelado para atender ao público em geral

Observatório lança app para desvendar eclipses e fases da lua
Notícias ao Minuto Brasil

11:26 - 15/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Aplicativo

O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolveu um aplicativo para quem quer acompanhar mais de perto diversos fenômenos astronômicos em 3D. Chamado de Astro — Um conjunto de ferramentas de Astronomia", o software tem uso aberto para qualquer pessoa.

Por meio do sistema, é possível desvendar as fases e eclipses lunares, os movimentos das marés, além de outras informações geofísicas. "O Astro é um pacote de ferramentas que visa atender a sociedade em geral, e não só os astrônomos, estudantes ou pesquisadores. É visualmente interessante. Apresentamos os dados em 3D. O Astro é um pacote de aplicativos. Em cada um tem uma descrição dos fenômenos, numa linguagem simples, objetiva e acessível a crianças e adultos", explica Carlos Veiga, chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional.

A primeir versão do software foi criada em 1987, por uma equipe de pesquisadores comandada por Veiga. "O Astro visa oferecer uma série de conceitos e fenômenos que queremos mostrar para a sociedade. Possui atrativos como nascer e ocaso do sol, as fases da lua, previsão de eclipses lunar e solar. Uma série de fenômenos que acontece no cotidiano da população que nós estamos disponibilizando", acrescenta o pesquisador, em entrevista ao Sputnik News.

O aplicativo pode ser acessado por meio de computadores e smartphones que possuam navegadores capacitados a executar a tecnologia WebGL.

Campo obrigatório