Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Três passos simples para uma vida virtual mais saudável em 2017

Medidas que podem deixar o computador e o smartphone mais ágeis e seguros

Três passos simples para uma
vida virtual mais saudável em 2017
Notícias ao Minuto Brasil

05:19 - 08/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Dicas

A primeira semana do ano novo já se foi e, curada a ressaca e trocados os presentes, pode ser o momento de cuidar da "saúde" da vida virtual. O que o Tech ao Minuto propõe não é tão difícil quanto começar a dieta ou tão dispendioso quanto a malhação ou a especialização. É, na verdade, uma série de passos simples que pode deixar o computador e o smartphone mais ágeis e seguros em 2017.

Organize!Não tem como fugir: organizar é a primeira dica. Uma boa maneira de começar é pelo e-mails. Desincreva-se de fóruns ou mailings que já não lê. Apague mensagens antigas, que não têm mais uso. Crie pastas para o que quer guardar ou até mesmo para o que pode responder depois. Esta ação é simples, mas deixará sua conta mais leve e deve otimizar seu tempo.

Outra faxina imprescindível é nos arquivos. Comece pelo desktop ou área de trabalho. Crie atalhos para os programas mais usados e mande o resto para pastas internas específicas. Antes de transferir os arquivos, vale diminuir excessos. Aqueles que precisam ser acessados de qualquer lugar, podem entrar no Drive ou o One Drive – serviços de armazenamento em nuvem do Google e da Microsoft, respectivamente.

Para as centenas de imagens, vale adotar um dos serviços em nuvem. Os mais populares são o Google Photos e o do Amazon. Todos são completamente intuitivos e não devem causar problemas. Para os arquivos que prefere guardar no PC, back up. Os pendrives e HDs externos estão cada vezs maiores e menos caros. Mãos à obra.

Boas fechaduras

123456; amorsodemae; datas de aniversário. Chega um momento em que a criatividade para senhas compromete a segurança. E não é só: há quem realmente não se preocupe com segurança. Dentre dois mil adultos entrevistados pela consultoria Lab42, sob encomenda do app LastPass, 61% admitiram sempre usar senhas iguais ou similares.

Com os gerenciadores de senha cada vez mais populares, gratuitos ou com baixo preço, este é um risco que não se precisa mais correr. Há soluções só para Android, como Shuffle Lock, outras apenas para iOs, como OneKey. Mas há os aplicativos multi-plataformas.

Um dos mais populares é o LastPass, que, no desktop, funciona com extensões para os principais navegadores (Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Safari, Opera). Como app, roda em Android, iOS, Windows Phone e Blackberry. Basta fazer um cadastro, preencher um formulário sobre as senhas e baixar a extensão correspondente. Ao se conectar, todas elas são inseridas automaticamente. Programas bem semelhantes são o Password Box e o Keeper Password & Data Vault.

Sem rastros

Enquanto o ato de pesquisar algo no Google virou verbo em alguns países, um “primo pobre” luta para se manter no concorrido mercado dos buscadores. Duck Duck Go não tem fama, mas é dele a preferência dos especialistas. Criado em 2008, é o único motor de busca que não identifica a busca do usuário pelo IP.

Ou seja, nada de pesquisar sobre uma viagem e ficar visualizando anúncios sobre o destino. O primeiro resultado do Duck Duck Go também costuma ser anunciado, mas a resposta não segue o usuário por toda a internet. Um relatório de tráfego do motor de busca, que é publicado online, informa que recebe cerca de um milhão de pesquisas por dia.

Leia também: Acidente fatal envolve FaceTime e Apple está no banco do réus

Campo obrigatório