• 04 MAIO 2024

Astrônomos observaram ondas de lava em lua de Júpiter

Astrônomos observaram ondas de lava em lua de Júpiter

18:38 - 10/05/17 por Lusa

Tech Io

Astrônomos observaram ondas de lava na maior cratera vulcânica de Io, uma das luas de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, revela um estudo que será publicado na quinta-feira (11) pela revista científica Nature.

+ Vista de buraco negro se a Terra estivesse no centro da Via Láctea

Uma equipe de astrônomos das universidades da Califórnia e da Virgínia, nos Estados Unidos, tirou partido de um raro alinhamento orbital, ocorrido no dia 08 de março de 2015, entre Io e Europa, outra das luas de Júpiter, para obter o mapa mais detalhado do lago de lava da maior cratera vulcânica em Io, a Loki Patera.

A lua Io é considerada o corpo celeste com mais atividade vulcânica do Sistema Solar.

Em 2015, Europa, a mais pequena das quatro luas de Júpiter descobertas pelo astrônomo Galileu Galilei, em 1610, passou em frente de Io, bloqueando gradualmente a luz da lua vulcânica.

A superfície de Europa é revestida por gelo, pelo que reflete muito pouco a luz solar no comprimento de onda infravermelho, permitindo aos astrônomos isolarem com precisão o calor emanado dos vulcões na superfície de Io.

Os dados no infravermelho indiciam, segundo um comunicado da Universidade da Califórnia divulgado hoje, que a temperatura da superfície de Loki Patera aumentou constantemente de uma extremidade à outra e sugerem que a lava formou duas ondas, com cada uma a 'varrer' a cratera na direção de oeste para leste e a 'percorrer' uma distância de aproximadamente um quilômetro por dia.

A cratera Loki Patera tem cerca de 200 quilômetros de diâmetro.

As imagens de Loki Patera foram captadas pelo Grande Telescópio Binocular, instalado nas montanhas do Arizona, nos Estados Unidos. Com informações da Lusa.