Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA acusam Coreia do Norte por ataque informático de escala mundial

O regime de Pyongyang é suspeito de estar por detrás do 'software' malicioso que afetou o funcionamento de fábricas, bancos, hospitais, escolas e lojas

EUA acusam Coreia do Norte por ataque informático de escala mundial
Notícias ao Minuto Brasil

16:22 - 19/12/17 por Lusa

Tech Wannacry

Os Estados Unidos acusaram oficialmente na segunda-feira (18) a Coreia do Norte de ser responsável pelo ataque informático que aconteceu no último mês de maio, que atingiu cerca de 300 mil computadores em mais de 150 países e que ficou conhecido como 'Wannacry'.

O regime de Pyongyang é suspeito de estar por detrás do 'software' malicioso que afetou o funcionamento de fábricas, bancos, hospitais, escolas e lojas e dos resgates exigidos posteriormente para recuperar os sistemas operativos.

"Este vasto ataque custou bilhões e a Coreia do Norte é diretamente responsável", escreveu Tom Bossert, o conselheiro de segurança interna do Presidente norte-americano, Donald Trump, em um artigo no The Wall Street Journal, divulgado na segunda-feira à noite.

+ Facebook corrige erro e permite bloquear Mark Zuckerberg

O mesmo responsável deve fornecer nesta terça (19) mais detalhes em um encontro com jornalistas. "Não fizemos estas acusações de forma aleatória. São baseadas em provas", referiu Tom Bossert.

Em outubro, o governo britânico acusou a Coreia do Norte de estar na origem deste ataque informático, que afetou, entre outras entidades, o serviço de saúde pública britânico (NHS).

No dia 12 de maio, o ataque informático lançado através de um 'software' malicioso apelidado de "Wannacry" afetou, a par dos serviços de saúde britânicos, as fábricas da montadora francesa Renault, a operadora espanhola Telefonica e a empresa norte-americana de entrega de encomendas FedEx.

Os responsáveis pelo ataque pediram um resgate para desbloquear os computadores afetados.

"Por mais de uma década, a Coreia do Norte tem agido mal, de forma quase incontrolável, e esse comportamento malicioso está se tornando cada vez mais flagrante e o 'WannaCry' foi irresponsável", prosseguiu o conselheiro.

O Presidente Donald Trump "já pressionou a Coreia do Norte de forma a atacar os desenvolvimentos inaceitáveis na sua política nuclear e balística. E vamos continuar exercendo a pressão máxima sobre Pyongyang para limitar a sua capacidade de realizar ataques, informáticos ou outros", reforçou Tom Bossert.

A empresa de segurança informática Symantec (norte-americana) chegou a atribuir o ataque ao grupo de piratas informáticos conhecido como Lazarus, suspeito de ter ligações ao regime norte-coreano.

Citado pelo diário The Washington Post, um responsável norte-americano declarou que a administração Trump incitou os países aliados a combaterem os ciberataques da Coreia do Norte e a aplicarem as sanções "apropriadas" no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório