Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nasa vai enviar mini-helicóptero para explorar Marte em 2020

Objetivo da missão será verificar se o Planeta Vermelho é habitável, procurar sinais de vida antiga e analisar riscos para exploração humana

Nasa vai enviar mini-helicóptero para explorar Marte em 2020
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 14/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A Nasa anunciou nessa sexta-feira (11) a intenção de enviar o primeiro helicóptero para Marte em 2020. O dispositivo tem aproximadamente o tamanho de um drone e visa aprofundar o conhecimento do Planeta Vermelho.

O equipamento pesa menos de 1,8 quilos e foi batizado de "O Helicóptero de Marte". A sua primeira missão seja realizada em conjunto com um robô sobre rodas que deve estudar a habitabilidade de Marte, procurar sinais de vida antiga e avaliar os recursos naturais, bem como os riscos para futuros exploradores humanos.

+ Alunos da Uerj fazem campanha para disputar competição de foguetes

O lançamento está previsto para julho de 2020 e a sua chegada para fevereiro de 2021.

"A Nasa tem orgulho na sua História, como pioneira", salientou o patrão da agência espacial norte-americana, Jim Bridenstine, em comunicado. "A ideia de um helicóptero a voar no céu de um outro planeta é entusiasmante", completou.

O helicóptero será equipado com "painéis solares para recarregar as suas baterias de lítio e com um dispositivo de aquecimento para o preservar das noites frias marcianas", explicou Mimi Aung, chefe do projeto, que está sendo realizado desde outubro de 2013 pelo Jet Propulsion Laboratory, laboratório da Nasa.

Em caso de sucesso, a missão pode inspirar futuras explorações em Marte, pois deverá sobrevoar locais inacessíveis a outros veículos. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório